Motores

M-Sport revela o novo Ford Fiesta R5

A M-Sport apresentou o seu novo Ford Fiesta R5, que será homologado em julho. A mais recente geração do carro vem substituir aquele que é utilizado no WRC2 e nos vários campeonatos nacionais de ralis e dos quais se venderam mais de 250 exemplares.

O projeto iniciou-se em janeiro do ano passado e os primeiros testes decorreram em dezembro de 2018, com um carro que está ainda dotado de um motor 1.6 turbo de 290 cv de potência.

Mas o novo Fiesta R5 tem algumas novidades , com novos elementos de suspensão e amortecedores ajustáveis concebidos pela holandesa Reiger, bem como uma geometria reprensada para otmizar a tração e a estabilidade.

O ‘patrão’ da M-Sport destaca o sucesso da anterior geração do carro, pelo que havia que criar um novo carro que estivesse à altura dos pergaminhos do seu antecessor: “O Ford Fiesta R5 é o nosso carro de ralis mais célebre. É um carro muito especial para nós. Mesmo os primeiros modelos continuam a ganhar ralis e títulos pelo mundo fora. Por isso levamos tempo para nos assegurar-nos de que o novo carro seria melhor que o anterior”.

“O programa de testes foi intenso e asseguramos de que o novo carro corresponde a cada nível de pilotagem. Percorremos literalmente o mundo inteiro para o testar em todas as superfícies em condições variáveis e com vários pilotos. Este carro é muito importante para nós e a sua capacidade de se adaptar a tudo é essencial para o seu sucesso”, acrescenta Malcolm Wilson.

Em destaque

Subir