Desporto

Luxemburgo-Portugal: Cambalhota no marcador com muito esforço

cristiano ronaldo euro2012 3Equipa das quinas teve de esforçar-se para dar a volta à desvantagem, num jogo onde ficou muito longe de ser brilhante.

Portugal entrou da melhor forma na qualificação para o Campeonato do Mundo do Brasil, em 2014. Nesta primeira jornada, a equipa das quinas deslocou-se ao Luxemburgo, para gáudio dos muitos emigrantes presentes no Estádio.

No 11 não se esperavam surpresas. Desde o último jogo oficial, ainda no Euro 2012, nas meias finais perdidas frente à Espanha, apenas uma alteração. Hugo Almeida não esteve presente, a frente de ataque foi naturalmente entregue a Hélder Postiga.

A partida avizinhava-se fácil para Portugal, mas esteve longe de o ser. A equipa da casa foi mesmo a primeira a chegar à vantagem, logo aos 13 minutos, através do luso luxemburguês Daniel da Mota.

A seleção portuguesa não demorou a reagir, o golo acabou até por acordar os comandados por Paulo Bento. Empate aos 28 minutos, por Cristiano Ronaldo.

Mais golos só no segundo tempo. Portugal tentava trocar a bola, mudar consecutivamente de flancos, mas a lentidão sempre foi a maior inimiga para penetrar em defesas compactas. Aos 54 minutos, um rasgo de génio de Moutinho acabou por isolar Postiga, que já pressionado pelo defesa luxemburguês, acabou por bater Joubert pela segunda vez.

Portugal cumpre mas não convence. Paulo Bento no final tentou afastar a ideia da tal desmotivação nos jogos contra equipas teoricamente mais fáceis. Certo é que o Luxemburgo ficou longe de facilitar tarefas. A continuar assim, quem sabe se não poderá sonhar com a primeira qualificação para uma prova desta envergadura.

Eis os resultados do Grupo F:
Rússia 2-0 Irlanda do Norte;
Azerbaijão 1-1 Israel;
Luxemburgo 1-2 Portugal.

Classificação após primeira jornada:
1.º- Rússia: 1 jogo, 3 pontos;
2.º- Portugal: 1,3;
3.º- Israel: 1,1;
4.º- Azerbaijão: 1,1;
5.º- Luxemburgo: 1,0;
6.º- Irlanda do Norte: 1,0.

Na próxima terça-feira, dia 11 de setembro, Portugal defronta o Azerbaijão na segunda jornada. O jogo realiza-se no Estádio AXA, em Braga.

Em destaque

Subir