Categorias: MundoNas Notícias

Lusodescendente lidera organização que atende sem-abrigo e toxicodependentes na Venezuela

Mesmo em tempos de crise na Venezuela, um lusodescendente, Francisco Soares, criou e preside à organização “Regala Una Sonrisa” (Dê um sorriso), que atende sem-abrigo e toxicodependentes, a quem ensina a praticar a terapia do riso.

“‘É uma organização não-governamental que foca a atenção em pessoas em situação de rua [sem-abrigo] e procura promover a alegria através do riso e do sorriso”, explicou o responsável à agência Lusa.

Segundo Francisco Soares, além de atender as pessoas e ensinar a rir, esta organização não-governamental (ONG) tem também um banco de roupa que distribui constantemente. Além disso, desenvolve um programa para criar consciência através do riso, sobre como comportar-se na sociedade e que promove também o bem-estar e a alegria em empresas e organizações.

Filho de madeirense, este lusodescendente explicou que a ideia de criar a ONG surgiu há quatro anos, e esta foi registada legalmente em 2016.

“A ONG surgiu porque eu passei pela experiência pessoal de viver na rua. Muito jovem tive que viver nas ruas e aquela experiência, que no meu caso foi por razões de adição [toxicodependência], marcou-me muito porque a realidade das pessoas que vivem nas ruas é muito dura. Quem vive na rua passa vivências muitos fortes e daí surgiu a intenção de ajudar e trabalhar a favor dos sem-abrigo”, disse.

Sobre a atenção aos sem-abrigo, explicou que uma vez por mês os voluntáriios fazem uma jornada à procura de pessoas que ainda não foram identificadas e que não conhecem a sua ONG.

“Levamos-lhes um prato de comida e roupa para vestir, entendendo que isso não mudará a realidade dessas pessoas, mas dignificará esse dia na vida dessa pessoa”, relatou.

Por outro lado, explicou que “o mais importante é o que acontece depois” porque os membros da ONG “recolhem a maior quantidade de dados dessas pessoas, setorizam e classificam, onde moram, onde dormem, como se chamam, para depois continuar a atenção através do banco de roupa e de outras atividades”.

Quanto aos recursos económicos para manter a ONG, precisou que são obtidos pelas pessoas que colaboram: “Não temos donativos de organizações internacionais ou empresas, apenas o apoio direto de pessoas que sabem de nós, do trabalho que fazemos”.

“Também fazemos atividades em organizações e empresas, como a ioga do riso, vendemos ‘t-shirts’, e com isso angariamos fundos para ajudar as pessoas que vivem nas ruas”, frisou.

Quanto ao ioga do riso, explicou que é uma técnica para “aprender a rir mesmo sem piada, sem humor”.

“O nosso mundo está habituado a rir por humor, fazendo troça do outro, o que agora chama-se ‘bullying’. A ioga do riso ensina a aprender a rir sem razão, fazer movimentos corporais e respirar, inalar e exalar rindo. É algo tão fácil e o cérebro não compreende se se está a rir a sério ou mentindo, envia hormonas para o corpo porque pensa que estamos rindo, e nós procuramos que as pessoas adiram a esta ideia”, disse.

Francisco Soares afirma que “o mal da humanidade, neste momento, é a discriminação e não apenas de quem vive na rua, também por ser preto, magro, gordo, porque usa óculos ou não, mas para quem vive na rua é muito mais difícil porque está sujo, por não tem onde tomar um duche todos os dias”.

“Então essa pessoa sofre mais intensamente a discriminação e é um ser humano igual a nós e merece um tratamento digno”, defendeu.

Sublinhou ainda que “muitas pessoas têm medo de aproximar-se de uma pessoa que vive na rua” e se passeiam com uma criança pela mão dizem-lhe que “esse maluco vai-te agarrar”.

“Ainda não entendemos que atender essa população deve ser um compromisso. É trabalho de todos, não apenas do Governo, de uma organização. Amanhã pode ser um primo, um amigo ou um irmão que esteja nessa situação”, concluiu.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Venezuela

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias