Tecnologia

Lumia 920: Nokia pede desculpa por erro em anúncio publicitário (vídeo)

nokia anuncio 1Empresa finlandesa afirma que objetivo era mostrar as capacidades do smartphone, confirmando que filmagens foram feitas a partir de equipamento profissional, na verdade, o que milhares já tinham percebido.

Além da forte crise financeira que atravessa (veja aqui), a Nokia parece continuar a dar ‘tiros nos pés’. Recentemente, e para assinalar o lançamento do novo Lumia 920, a empresa finlandesa lançou um vídeo no Youtube onde demonstra as capacidades do aparelho.

Nas imagens, a companhia dá destaque ao sistema ‘PureView’, uma nova funcionalidade que permite estabilizar a imagem. Contudo, alguns olhos atentos na Internet detetaram uma gafe que vem colocar em causa a empresa e as próprias capacidades do telemóvel.

Primeiro, mostramos-lhe o vídeo, a ver se consegue encontrar algum erro:
https://www.youtube.com/watch?v=cimDfEIEiu0

Encontrou? Se não conseguiu, nós ajudamos. Vá até ao minuto 00:24. Como pode comprovar antes, as imagens mostram um casal a passear de bicicleta. Ele filma a companheira, inicialmente com o PureView desligado, depois com o mesmo ligado, mostrando que a funcionalidade consegue mesmo fazer milagres.

Contudo, ao minuto 00:26, ambos passam por uma caravana, que acaba por desmascarar o processo da filmagem. Na janela pode ver-se perfeitamente uma carrinha a acompanhar a jovem. Resumindo, a filmagem foi efetuada a partir do carro, não a partir do telemóvel.

No Youtube multiplicam-se as críticas à empresa finlandesa. Para tal, basta ver o rácio de Gostos/Não gostos do vídeo. O feedback negativo já fez a Nokia emitir um comunicado, pedindo desculpa aos fãs e confirmando que a filmagem foi feita com equipamento de vídeo profissional.

A empresa refere que apenas tentou demonstrar o que é possível fazer com o novo Lumia 920, garantindo ainda que o vídeo foi produzido ainda antes do smartphone chegar às lojas. Mesmo assim, há quem acredite que a empresa fez de propósito, numa ‘jogada’ de marketing para causar impacto entre os utilizadores.

Certo é que aquela que já foi a companhia que mais telemóvel vendeu em todo o mundo, antes de ser ultrapassada recentemente pela Samsung, continua em apuros. Os prejuízos da Nokia têm batidos recordes (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir