Tecnologia

LulzSec: Jovens de 19 e 20 anos confessam ataques informáticos à CIA

hacker_lulzsec_1Jovens britânicos ajudaram a iniciar um género de terrorismo informático que esteve nas manchetes durante praticamente todo o ano de 2011. Sony, Nintendo, CIA ou Pentágono foram algumas das instituições atacadas.

Davis Jake, com 19 anos, e Ryan Cleary, com 20, confessaram esta segunda-feira que participaram em ataques informáticos levados a cabo pelo grupo de hackers LulzSec. Ambos os britânicos pertencem a conjunto de quatro pessoas que está a contas com a justiça britânica.

Tudo aconteceu durante o ano passado, altura em que o mundo ‘acordou’ para uma ameaça perigosa e destrutiva. O grupo LulzSec, de que estes dois jovens fizeram parte, reivindicou ataques a empresas como a Sony ou a Nintendo. Mais graves ainda, foram os ataques a instituições norte-americanas, como a CIA ou mesmo o Pentágono.

Dos quatro acusados, apenas Davis e Ryan confessaram a participação nas atividades de hackering mas recusaram qualquer ação nos casos de divulgação pessoal online. Os dois britânicos afirmam apenas que ajudaram a invadir sites, não a roubar informação. Outros dois jovens declararam inocência em tribunal.

O veredito final da justiça britânica será conhecido em abril de 2013. As penas podem chegar aos 25 anos de prisão.

Também em Portugal multiplicaram-se, durante 2011, os ataques informáticos a instituições. A PSP, por exemplo, viu dados pessoais de agentes serem publicados na Internet, uma ação também reivindicada pelo grupo LulzSec Portugal. Outras entidades como o Partido Social Democrata, a RTP ou o Sapo também foram alvo de pirataria informática.

Em destaque

Subir