Mundo

Lula perde recurso e fica com um pé na prisão

Decisão unânime. Os três juízes do Tribunal Regional Federal confirmaram a decisão da primeira instância, que condenou Lula da Silva à prisão por corrupção. O ex-Presidente do Brasil ficou praticamente excluído da corrida eleitoral de outubro.

De acordo com a Lei da Ficha Limpa, só a confirmação em segunda instância de uma sentença inibe a a candidatura. Foi o que aconteceu, agora que foi revelado o voto de Victor Laus.

Este juiz foi o último a pronunciar-se, depois de João Pedro Gerbran Neto (que é o juiz relator) e Leandro Paulsen (o juiz revisor do processo) terem votado pela condenação do ex-Presidente do Brasil.

Em primeira instância, o juiz federal Sérgio Moro tinha deliberado que Lula da Silva recebeu subornos da construtora OAS, como um apartamento no Guarujá (São Paulo), para favorecer a Petrobras.

Para além do crime de corrupção, incorreu também no crime de branqueamento de capitais, uma vez que, no caso do apartamento, não foi concluída a transferência de propriedade.

Lula da Silva foi condenado a nove anos e meio de prisão em primeira instância, pena agora confirmada pelo Tribunal Regional Federal, de forma unânime.

No entanto, ainda existe uma possibilidade de recurso.

Como as eleições presidenciais do Brasil serão realizadas em outubro, Lula da Silva está mais perto da prisão do que da candidatura.

Em destaque

Subir