Nas Notícias

Lula da Silva: “Sócrates, tem de regressar à política, é muito cedo para deixar”

lula silva 1lula da silvaDurante a apresentação do livro do ex-primeiro-ministro, Lula da Silva convidou o “companheiro” José Sócrates a regressar à política. No Museu da Eletricidade, em Lisboa, o ex-chefe de Estado do Brasil lançou o desafio. Lula da Silva assina o prefácio do livro que Sócrates apresentou ontem.

“Companheiro Sócrates, tem de regressar à política, é muito cedo para deixar. Você está em forma para deixar a política tão cedo”, afirmou Lula da Silva, durante a presentação do livro ‘A Confiança no Mundo, Sobre a Tortura em Democracia’, autoria do ex-primeiro-ministro, que há dias, numa entrevista ao Expresso, manifestou o desejo contrário. Sócrates disse àquele jornal que não tem vontade de “depender do favor popular”.

E o regresso à política de Sócrates é uma espécie de tabu, que ganhou forma desde que o ex-primeiro-ministro interrompeu um longo silêncio, período em que viveu em Paris.

No entanto, Sócrates justificou que este regresso ao comentário político não é um meio para atingir fins, mas uma forma de defender a sua própria honra, que o próprio considera que foi atingida, nos últimos tempos.

Na cerimónia de ontem, além do ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, amigo de José Sócrates, que assina o prefácio deste livro, esteve também Mário Soares, ex-Presidente da República.

A apresentação decorreu nesta quarta-feira, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. A cerimónia ficou marcada pela forte presença de convidados, num dos mais importantes eventos da área editorial.

O livro ‘A Confiança no Mundo, Sobre a Tortura em Democracia’ terá um preço de 17 euros, com 10 mil exemplares impressos, numa primeira edição.

José Sócrates apresentou o livro dias depois de, numa entrevista ao Expresso, ter tecido duras críticas a Passos Coelho e ao Presidente da República. Sócrates apelidou ainda o ministro alemão de “estupor” e “filho da mãe”, ao evocar um jantar em que estiveram presentes.

Em destaque

Subir