Mundo

Lula da Silva anuncia que vai respeitar ordem de prisão

O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva disse hoje que vai respeitar a ordem de prisão decretada pela justiça brasileira, que o condenou a 12 anos de cadeia por corrupção.

Num discurso há muito aguardado, em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, após a cerimónia de homenagem a Marisa Letícia, mulher de Lula da Silva que completaria hoje 68 anos, o antigo presidente dirigiu algumas palavras a diversos líderes políticos.

Lula sublinhou a “competência técnica” de Dilma, a quem se mostrou “profundamente grato, de coração” e a quem ironizou que, “se não fosse ela, não teria sido o que fui”, pelo que reparte com ela o “sucesso na presidência”.

O antigo presidente brasileiro assumiu que gostaria de debater com Sérgio Moro, onde fossem apresentadas e debatidas as provas dos crimes pelos quais é acusado.

Lula da Silva assumiu, por fim, que vai “acatar o mandado de prisão”, de forma a “provar” a sua “inocência”, antes de citar uma criança de 10 anos.

“Os poderosos podem matar, uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a chegada da Primavera”, terminou.

A despedir-se, Lula sublinhou o orgulho que sente em ter sido o primeiro presidente do Brasil sem diploma universitário, prometendo luta: “Sairei desta situação maior, mais verdadeiro e mais inocente”.

Em destaque

Subir