Ciência

Luke e Leia, os gémeos Skywalker com dois anos de diferença

Sabia que os gémeos Luke e Leia Skywalker, da saga ‘Star Wars’, têm uma diferença de idades de quase dois anos?

São dos gémeos mais famosos da história do cinema, talvez só comparáveis às meninas Grady que provocam arrepios no ‘The Shining’ (com o inesquecível convite ‘Come play with us’): Luke e Leia Skywalker, os irmãos que salvaram o império do lado negro da Força na saga ‘Star Wars’.

Mas sabia que, apesar de serem gémeos, nascidos durante a ‘Grande Purga Jedi’, Luke e Leia têm uma diferença de idades que chega quase aos dois anos?

A resposta para este aparente paradoxo está numa expressão científica que mais parece um palavrão: dilatação gravitacional do tempo.

O génio Albert Einstein simplificou a explicação quando apresentou a Teoria da Relatividade: a velocidade distorce o tempo, pelo que, quanto mais rápida for a velocidade, menos tempo decorre.

A teoria foi aplicada aos gémeos Skywalker por um grupo de estudantes da Universidade de Leicester (Inglaterra). Os gémeos tiveram experiências de vida bem diferentes e, enquanto Luke ‘parou’ num planeta (até ser chamado a salvar o império),Leia realizou várias viagens intergaláticas, ‘envelhecendo’ muito mais rapidamente.

De acordo com as conclusões do trabalho de Thomas Griffiths, Duleep Vasudevan, Katie Herlingshaw e Mark Phillips para um módulo especial de Física, baseado nas viagens que são ‘conhecidas’ (ou seja, referidas como parte da história dos filmes ‘Star Wars’, com destaque para ‘O império contra-ataca’), os gémeos Skywalker terão uma diferença de idades de quase dois anos: Leia é mais velha 1,75 anos do que Luke.

A teoria da dilatação gravitacional do tempo permitiu compreender esta situação, mas há um outro problema envolvendo os gémeos Skywalker que nem a ciência pode explicar.

Ao segundo filme, ‘O regresso do Jedi’ (mais tarde convertido para ‘episódio quatro’), foi revelada a fraternidade dos gémeos. Porém, no filme seguinte, ‘O império contra-ataca’, acontece ‘isto’ que se vê neste curto clipe, para espanto de Han Solo e do Chewbacca…

Em destaque

Subir