Motores

Luís Miguel Ribeiro e Bernardo Mira campeões nacionais de Motonáutica

Luís Miguel Ribeiro e Bernardo Mira sagraram-se Campeões nacionais de motonáutica na derradeira prova, disputada no fim de semana em Valada do Ribatejo.

Regressado após dois anos de paragem Ribeiro não deu hipóteses à concorrência entre os F4 e juntou mais um título ao seu palmarés na prova organizada junto ao rio Tejo pela Federação Portuguesa da modalidade em parceria com a Câmara Municipal do Cartaxo e com a Junta de Freguesia de Valada. Bernardo Mira conquistou o cetro em T-850.

Depois de ter sido o mais rápido nos treinos cronometrados, onde rodou numa média horária muito acima dos 100 quilómetros por hora, Luís Miguel Ribeiro mostrou-se imparável desde o arranque até à boia de chegada, aumentando paulatinamente a sua vantagem sobre a concorrência.

“Diverti-me imenso e fiquei satisfeito por esta vitória e mais este título nacional terem sido alcançados em Valada, minha terra natal, num regresso após dois anos de paragem e um ano anterior feito a meio gás, devido aos meus compromissos profissionais”, declarou o Campeão Nacional de F1.

Mesmo terminando a uma distância considerável do novo campeão titular nacional, Luís Vilaverde tem todas as razões para sair de Valada com um sorriso. Terceiro nos treinos, saltou para segundo e aí permaneceu até final, assegurando assim o vice-campeonato.

A terceira posição entre os F4 foi para Rui Xavier. O piloto foi sempre muito regular ao longo de toda a competição, conservando uma posição final no pódio da sua classe.

O título de ‘azarado do dia’ vai para Pedro Fortuna. O piloto foi o que mais perto rodou de Luís Miguel Cintra nos treinos cronometrados mas, uma avaria mecânica, forçou-o a abandonar a corrida, ainda nas primeiras voltas, afastando-o assim de um previsível pódio final.

Por seu lado e a poucos dias de fazer 70 anos, Arnaldo Magalhães revelou uma vitalidade e uma garra que também mereciam melhor sorte. O piloto nortenho debateu-se com problemas estruturais no seu F4 e, quer nos treinos, quer na corrida, viu-se impedido de fazer voltas limpas, sendo forçado a abandonar.

Nada conseguiu deter Bernardo Mira na sua caminhada para o título nos T-850. O jovem piloto, que já esta época venceu a Copa do Mundo de T-850, disputada em Navia, Espanha, chegou a Valada no comando do campeonato e foi sempre o mais forte.

Melhor nos treinos, Mira cedo se destacou na corrida e lutou mesmo pelos três primeiros lugares absolutos na mesma, logrando ser o terceiro na chegada. A segunda posição entre os T-850foi alcançada por Diogo Câmara, outro jovem piloto de valor. Sempre muito regular, assinou em Valada uma exibição de bom nível.

No final, o novo campeão nacional de T850 não escondia a felicidade: “Foi uma boa corrida, passar da água picada e das condições muito difíceis, mas andei sempre a fundo e foi uma vitória muito saborosa. Estou muito feliz com este título nacional e agora espero ter feito tudo em 2018, para poder merecer integrar o projeto Fórmula GT30 da Federação em 2019”.

Em jeito de rescaldo, o presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica destacou a competição que teve como ‘palco’ o plano de água do rio Tejo, e o ambiente são que se vive na modalidade, numa prova que tevemeteorológicas agressivas”. Paulo Ferreira destacou ainda “o entusiasmo que sinto em todos já com a época de 2019, ano em que” quer “consolidar a evolução e a modernização da Motonáutica, num trabalho conjunto, com todos e em prol” do sucesso das modalidades que a FPM tutela.

Em destaque

Subir