Nas Notícias

Luís Filipe Menezes ‘recruta’ Ilídio Pinho e promete uma cidade do Porto “líder do turismo europeu”

luis filipe menezes 2Ilídio Pinho vai presidir à Comissão de Honra da candidatura de Luís Filipe Menezes ao Porto, com o candidato do PSD a prometer “uma cidade líder do turismo europeu” e “líder na atração de investimento estrangeiro e de empreendedorismo moderno”.

Luís Filipe Menezes, candidato do PSD à Câmara do Porto nas autárquicas do próximo ano, apresentou hoje as linhas gerais da candidatura, aproveitando para anunciar que Ilídio Pinho será o presidente da Comissão de Honra. Os objetivos do ainda autarca de Gaia são ambiciosos e vários, como liderar a nível do turismo e na captação de investimento estrangeira.

Apesar de partir “de um patamar baixo” e sendo o Porto “o centro de uma das regiões mais deprimidas da Europa”, Luís Filipe Menezes manifesta a vontade de criar “um Porto liderante e solidário”, capaz de se desenvolver integrado em “toda uma ampla região” e de rivalizar “com Lisboa” numa “realidade bipolar de um Portugal desenvolvido”.

“Nível de excelência”

“Sabemos que temos a ambição, aconteça o que acontecer no país, de poder alcançar um nível de excelência num único ciclo político”, reforçou o candidato ‘laranja’, prometendo já para “os próximos mandatos autárquicos” a captação de “mais de 50 mil habitantes numa década” e a reabilitação do património edificado. “É agora ou nunca mais, por algumas gerações”, exortou.

“No fim do ciclo que desejamos liderar, o Porto será uma cidade líder do turismo europeu e uma das capitais de congressos de especialidade à escala planetária” e também “na atração de investimento estrangeiro e de empreendedorismo moderno”, assegurou Menezes, que garantiu ainda uma urbe que “ombreará com os melhores centros de produção de conhecimento na captação de estudantes aspirantes à formação complementar”, como mestrados e doutoramentos.

“Aceito” eventual apoio do PS

A ambição de repovoar a ‘Invicta’ será baseada, em especial, na reabilitação das freguesias mais centrais, como Bonfim, Cedofeita e Santo Ildefonso, dos bairros camarários e na qualificação de toda a frente de rio. Quando “a Europa do futuro será a Europa das cidades, das que saberão ser pujantes e desenvolvidas e das que ficarão para trás”, Menezes acredita que “o Porto será uma das que estará na linha da frente”.

Na apresentação de Ilídio Pinho como presidente da Comissão de Honra, o candidato do PSD voltou a comentar o veto da concelhia do CDS à renovação da coligação do Porto, mostrando-se disposto a unir-se com figuras do maior partido da oposição. “Se amanhã o PS desistir de se candidatar à Câmara e decidir apoiar-me, eu aceito com a maior das boas vontades esse apoio ou de qualquer outro partido”, assegurou Menezes.

Em destaque

Subir