Apresentações/Novidades

Lucros do grupo Volkswagen caem quase 10 por cento no primeiro trimestre

O grupo Volkswagen obteve lucros líquidos de 2.912 milhões de euros no primeiro trimestre, menos 9,6 por cento do no mesmo período de 2018, devido à queda das vendas e a gastos extraordinários com custos legais, foi hoje anunciado.

O grupo automobilístico alemão informou hoje que teve custos de 1.000 milhões de euros no primeiro trimestre com processos judiciais sobre a manipulação de emissões de veículos a diesel.

O custo total da manipulação de emissões de veículos a diesel no grupo ascende, de momento, a 30.000 milhões de euros, que incluem o pagamento de multas, indemnizações, advogados e os processos pendentes, afirmou o diretor financeiro do grupo, Frank Witter, quando apresentou os resultados.

Na Alemanha, a Volkswagen enfrenta mais de 60.000 pedidos individuais contra o grupo ou alguma das filiais, a maior parte por danos ou rescisão de contratos.

Alguns acionistas também pediram à Volkswagen na Audiência de Braunschweig, porque consideram que o grupo informou tarde demais sobre os danos financeiros da manipulação do ‘software’ dos motores a diesel.

O lucro operacional do grupo baixou no primeiro trimestre para 3.900 milhões de euros, menos 7,1 por cento que no mesmo período de 2018.

A faturação melhorou nos primeiros três meses para 60.000 milhões de euros, mais 3,1 por cento, apesar da queda das entregas, porque vendeu mais veículos mais caros e os serviços financeiros tiveram um bom resultado.

A rentabilidade das vendas antes das despesas extraordinárias subiu para 8,1 por cento no primeiro trimestre, contra 7,2 por cento no mesmo período de 2018.

Os efeitos positivos dos ganhos de alguns derivados, as vendas de veículos mais caros e as taxas de câmbio favoráveis compensaram o aumento dos custos fixos e a queda das vendas, segundo a Volkswagen.

As marcas Audi, Skoda e Porsche sofreram uma queda dos lucros, enquanto a marca espanhola Seat atingiu outro máximo, designadamente de 89 milhões de euros.

O volume de negócios da marca Volkswagen subiu 7,1 por cento (para 21.500 milhões de euros) e o lucro operacional antes dos custos extraordinários melhorou 4,8 por cento (para 921 milhões de euros).

O grupo confirmou as previsões para o conjunto de 2019 e prevê um pequeno aumento das entregas, um acréscimo da faturação de até 5 por cento e uma rentabilidade operacional antes de custos extraordinários na área automobilística entre 6,5 por cento e 7,5 por cento.

Em destaque

Subir