Categorias: EconomiaNas Notícias

Lucro da Vista Alegre mais do que duplica no 1.º trimestre para 1,5 ME

O lucro da Vista Alegre mais do que duplicou (134 por cento) nos três primeiros meses do ano, face a igual período de 2018, para 1,5 milhões de euros, traduzindo-se no “melhor desempenho de sempre”, anunciou hoje o grupo.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a marca de cristal e porcelana refere que no primeiro trimestre “registou um resultado operacional de três milhões de euros, superior em 114 por cento ao período homólogo de 2018, e o resultado líquido do exercício teve uma taxa de crescimento de 134 por cento”, para 1,5 milhões de euros.

No trimestre, o volume de negócios da Vista Alegre aumentou 58 por cento, para 30,4 milhões de euros.

Em entrevista à Lusa, no início de abril, o presidente do Conselho de Administração do grupo, Nuno Marques, tinha adiantando que a Vista Alegre estava a crescer “cerca de 40 por cento” nos primeiros três meses do ano.

“O grupo Vista Alegre teve o melhor desempenho de sempre no primeiro trimestre de 2019”, refere a empresa, destacando o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA), que aumentou 95 por cento para 5,6 milhões de euros.

“Relativamente à aplicação da nova norma contabilística de reporte da contabilização de locações, a IFRS 16, que foi efetiva a partir de 01 de janeiro de 2019, o EBITDA está positivamente impactado em 690 mil euros devido à exclusão das rendas reclassificadas para amortizações e juros”, refere a empresa.

“O mercado externo continua a crescer substancialmente, atingindo os 24 milhões de euros de vendas, representa atualmente 79 por cento do volume de negócios, um incremento de 12 pontos percentuais face ao período homólogo de 2018”, refere.

O aumento é justificado pela subida do negócio nos mercados europeus e asiáticos, sendo que na Europa destacam-se a Holanda, Itália e França com as maiores subidas.

No mercado interno, o valor das vendas foi de 6,3 milhões de euros.

Recentemente, a Vista Alegre inaugurou a nova fábrica Bordallo Pinheiro, num investimento no valor de nove milhões de euros, o que permitiu a admissão de mais 100 colaboradores.

No primeiro trimestre, os investimentos realizados ascenderam a 5,2 milhões de euros, foram essencialmente no segmento grés mesa, com a conclusão da ampliação da fábrica da Ria Stone, e no segmento de faiança, com a conclusão do aumento da fábrica da Bordallo Pinheiro.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Vista Alegre

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias