Tecnologia

Lua mais nova: ‘Rejuvenesce’ 200 milhões de anos, refere pesquisa

A Lua poderá ter menos 200 milhões de anos de idade, segundo indica uma pesquisa publicada na Nature, realizada a partir de uma rocha recolhida na missão Apollo 16, de 1972. Uma análise àquele material lunar revelou a nova idade do satélite natural da Terra: 4,36 mil milhões de anos.

Este estudo (que envolveu cientistas de diferentes países e quatro instituições de pesquisa) vem corrigir a idade da Lua, que se pensava ter 4,568 mil milhões de anos. A análise a uma rocha recolhida há 39 anos permitiu reformular aquele número, retirando 200 milhões de anos ao maior satélite natural do Sistema Solar.

Os cientistas recorreram a técnicas recentes, de isótopos de chumbo e neodímio, que permitem melhor exatidão na difícil tarefa de determinar a idade da Lua. O seu trabalho foi agora publicado na prestigiada revista Nature.

Segundo as teorias da sua formação, o satélite nasceu após uma explosão gigante, após um impacto entre a Terra e algo semelhante a um planeta. Dessa explosão resultou a projeção de material derretido para o universo. Depois, deu-se um fenómeno de arrefecimento, que solidificou o material e originou a Lua.

Veja as imagens de todas as fases da Lua:

Em destaque

Subir