Ciência

A Lua tem um lado oculto e a China quer ser o primeiro país a lá chegar

Pouco se sabe do “lado oculto da Lua”, o hemisfério lunar que não é visível da Terra. A República Popular da China anunciou, através do diretor do Centro de Exploração Lunar, que entrou na corrida para ser o primeiro país “a aterrar uma sonda” nessa face do satélite natural.

Segundo Liu Jozhong, citado pela agência estatal de notícias, a China quer enviar a sonda Chang’e 4 em 2018.

De acordo com o responsável, o ‘império do meio’ tem “conhecimentos científicos e a tecnologia necessária” para explorar o hemisfério lunar que conhecemos desde 1959, quando uma missão da então União Soviética a fotografou, mas que nunca foi pisada por humanos.

A China já pousou uma sonda na Lua em 2013, mas na face que é visível da Terra, tornando-se no terceiro país a chegar ao satélite, depois de EUA e União Soviética.

A diferença do Chang’e 4 para a anterior sonda, a Chang’e-3, é a maior capacidade de carga, o que permitirá levar mais instrumentos de exploração.

A exploração da Lua “estimula o orgulho que a população tem sobre o desenvolvimento da nação”, como afirmou Qian Yan, um oficial da agência espacial chinesa citado pela AFP.

A exploração, segundo o diretor do Centro de Exploração Lunar, servirá para recolher dados geológicos do “lado oculto da Lua”.

Em destaque

Subir