Jorge Lorenzo iniciou a temporada de MotoGP a vencer, impondo-se com autoridade no Grande Prémio do Qatar, que este domingo se disputou no Circuito de Losail. Uma primeira corrida do ano que viu Valentino Rossi subir ao pódio, após bater Marc Marquez na disputa pela segunda posição.
Com Lorenzo a afastar-se da concorrência após um início de corrida fulgurante, o interesse da prova residiu na discussão das posições imediatamente atrás do líder, inicialmente disputadas pelos dois pilotos oficiais da Honda e o britânico Cal Crutchow.
Só Valentino Rossi, vindo de trás, e recuperado de um erro que lhe custou alguns lugares, foi-se aproximando do trio perseguidor ao líder, e rapidamente se imiscuiu na discussão pelo pódio.
Primeiro o ‘Doutor’ passou Crutchlow, e depois desferiu o seu ataque a Dani Pedrosa, deixando para trás o vice-campeão para atacar o jovem campeão do Mundo de Moto 3. Só que, contrariamente a Pedrosa, Marquez deu luta a Rossi. Um duelo que se prolongou até final, com constantes trocas de posição, e que no final seria favorável ao italiano da Yamaha.
Já Dani Pedrosa acabou num distante quarto lugar, que pode indiciar uma temporada complicada para aquele que à partida era apontado como o grande rival de Jorge Lorenzo.
Da mesma forma que o quinto posto soube a pouco a Cal Crutchlow, cuja segunda posição na grelha de partida e começo de corrida o faziam ambicionar subir ao pódio. Um erro quando procurava seguir Rossi e os pilotos da Honda acabaram por deixar o inglês da Tech 3 longe desse objetivo.
Embora na fase inicial tivesse conseguido manter um duelo com Valentino Rossi, Andrea Dovizioso acabou por perceber as limitações da Ducati com uma ligeira saída na curva 1, que acabou por explicar o sétimo posto final, atrás de Álvaro Bautista, na melhor das Honda privadas (Gresini), e do seu companheiro de equipa Nicky Hayden.
Classificação