Desporto

Londres 2012: Esgrima é o tema em destaque no doodle de hoje

Londres 2012: O torneio de sabre em esgrima dos Jogos Olímpicos Londres 2012 já começou a entregar medalhas, com o húngaro Aron Szilagyi a garantir o ouro, depois de vencer, na final, Diego Occhiuzzi, italiano que arrecadou a medalha de ouro. italiana Elisa Di Francisca conquistou o ouro na prova feminina de esgrima.

A esgrima é a modalidade em destaque no doodle de hoje, um dia depois de terem sido entregues as primeiras medalhas. Na prova masculina, o pódio dos Jogos de Londres foi formado por Aron Szilagyi, Diego Occhiuzzi e pelo ruso Nikolay Kovalev (que derrotou o romeno Rares Dumitrescu no combate de atribuição da medalha de bronze).

Já na competição feminina de esgrima, a italiana Elisa Di Francisca conseguiu o ouro de florete, nos Jogos Olímpicos Londres 2012, vencendo na luta decisiva Arianna Errigo, sua compatriota.

A esgrima – expressão que provém do germânico ‘skirmjan’ [proteger] – é uma modalidade de origens muito antigas. A finalidade é tocar o adversário com a espada, evitando que o rival o consiga, num duelo de destreza.

É um desporto olímpico, que, naturalmente, faz parte do programa dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Está dividido em três modalidades (florete, espada e sabre), sendo que a diferença entre estas é a ‘arma’ usada e o local do corpo onde os toques são considerados válidos.

As origens da esgrima remontam a 1170 antes de Cristo, o que pode ser comprovado em pinturas gregas e egípcias, que exibem guerreiros a lutarem. Também na Bíblia há diversas referências ao uso das espadas de esgrima. Há ainda alguns templos com representações de guerreiros a empunhar espadas.

Hoje, o doodle dá ênfase à esgrima, num dia em que Portugal vê Telma Monteiro entrar em cena, não na esgrima, mas no judo. A portuguesa, no entanto, acabou por desiludir, perdendo no primeiro combate, frente à norte-americana Marti Malloy, na categoria de -57kg.

Os Jogos Olímpicos disputam-se na cidade de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto de 2012, seguidos pelos Jogos Paralímpicos de Verão de 2012, que se realizarão entre 29 de agosto e 9 de setembro.

Em destaque

Subir