Ralis

Loeb mais perto do nono triunfo no Rali da Alemanha

Loeb3Sebastien Loeb está cada vez mais perto da sua nona vitória no Rali da Alemanha, confirmando o seu favoritismo com o domínio exercido no segundo dia de prova.

Esperava-se que o Campeão do Mundo fosse superior nas classificativas de asfalto desenhadas na região vinícola do Reno, e a tirada deste sábado só confirmou esse favoritismo, já que ampliou a sua vantagem sobre o segundo classificado para quase dois minutos.
Jari-Matti Latvala foi o adversário que mais luta deu a Loeb, mas o finlandês da Ford teve a vida facilitada pelo abandono do seu companheiro de equipa Petter Solberg, que se retirou ainda na fase matinal da tirada. Mesmo assim o escandinavo acabaria por perder muito tempo tempo no decisivo troço de Panzerplatte.

“Acabámos este segundo dia com uma boa liderança, pelo que parece muito bem para amanhã conseguirmos mais um triunfo”, afirmou Sebastien referiu no final do dia, não escondendo a sua satisfação.

Bem diferente do estado de espírito do francês da Ctroën era o sentimento de resignação de Latvala: “Queria mesmo muito vencer aquele troço. Cheguei a batê-lo no início e a meio, mas depois cometi alguns pequenos erros e estou um pouco zangado comigo mesmo”.

Face à enorme diferença para o líder, Jari-Matti tem agora como prioridade garantir os pontos da segunda posição, defendendo-a de um possível ataque do outro piloto da Citroën, Mikko Hirvonen, que concluiu o dia no terceiro posto, a cerca de meio minuto do seu compatriota da Ford.

Na luta pela quarta posição, o jovem Ott Tanak era o que estava em melhor posição, mas na passagem por Panzerplatte acabou por arrancar uma roda do seu Fiesta WRC, juntando-se ao rol de percalços que engrossaram com a desistência de Dani Sordo, devido à fuga de líquido de refrigeração do seu Mini.

Quem beneficiou com tudo isto foi Mads Ostberg, que recuperou a quarta posição, que deverá assegurar, pois Chris Atkinson está já a uns longínquos três minutos e meio.

A tirada foi ainda marcada pelo grande acidente do holandês Peter Van Merkesteijn, que capotou o seu Citroen DS3 WRC perto do local onde tinha desistido Tanak, e que deixou o carro a bloquear o percurso, obrigando a uma paragem no rali.

Classificação após a 12ª Pec.

1.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroën DS3 WRC) 2h58m51,8s

2.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Ford Fiesta RS WRC) + 1m42,9s

3.º Mikko Hirvinen/Jarmo Lethtinen (Citroën DS3 WRC) + 2m12,7s

4.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta RS WRC) + 3m07,8s

5.º Chris Atkinson/Stéphane Prévot (Mini JCW WRC) + 6m59,0s

6.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Skoda Fabia S2000) + 8m10,6s

7.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Skoda Fabia S2000) + 10m20,4s

8.º Nasser Al-Attiyah/Giovanni Bernacchini (Citroën DS3 WRC) + 10m52,0s

9.º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta RS WRC) + 12m43,1s

10.º Michel Arzeno/Romain Jamoul (Peugeot 207 S2000) + 13m03,5s

Em destaque

Subir