Ralis

Loeb cada vez mais perto da vitória no Rali de França e de mais um título mundial

loeb rali francaSebastien Loeb construiu uma vantagem de quase meio minuto sobre o segundo classificado, Jari-Matti Latvala, e está a caminho de mais uma vitória no Rali de França-Alsácia e de mais um título mundial.

O francês da Citroën, que arrancou para a tirada de sábado com pouco mais de uma dezena de segundos a separá-lo do seu rival, conseguiu dilatar essa diferença logo na fase matinal do dia.

loeb rali franca430

O finlandês da Ford procurou reagir no troço seguinte, conseguindo recuperar alguns segundos a Loeb. E com o cancelamento do troço de Klevener – devido a excesso de espetadores, Jari-Matti viu-se impossibilitado de recuperar mais tempo antes da pausa para almoço.

Uma incursão numa vala na parte da tarde deixou Latvala mais longe do líder. O piloto da Ford recuperaria alguns segundos a Loeb, mas o francês concluiu o dia com 29,7 segundos de vantagem, que lhe permitem gerir a liderança no quarto e último dia de prova.

Longe dos dois primeiros, Petter Solberg procurou defender a segunda posição conquistada na tarde da véspera, mas o norueguês acabaria por comprometer a sua prova ao não evitar um poste de eletricidade, já depois de uma primeira incursão por um vinhedo.

latvala rali franca430

Este percalço acabou por favorecer o segundo piloto da Citroën, Mikko Hirvonen, que assim herdou o terceiro posto. É certo que se o finlandês concluiu a manhã a 49 segundos do seu ‘chefe de fila’, da parte de tarde não evitou perder ainda mais terreno, concluindo o dia a 54 segundos do líder.

O quarto lugar foi ocupado por Thierry Neuville apenas na fase matinal da etapa, já que o belga do Citroën Junior Team acabaria por não resistir ao ataque de Mads Ostberg na parte da tarde.

A experiência de Dani Sordo também foi essencial para que também o espanhol levasse a melhor sobre o belga, concluindo a tirada quatro segundos á frente de Neuville. No entanto a quarta posição está em disputa para o último dia, uma vez que apenas oito segundos separam Osberg do belga.

Ott Tanak teve uma jornada bastante positiva, pois conseguiu aumentar a vantagem sobre Evgeny Novikov e possui uma ‘almofada’ de quase 15 segundos para no último dia não ter problemas em defender a sua sétima posição de ataques do russo.

Neste terceiro dia Sebastien Chardonnet – protegido de Daniel Elena, copiloto de Sebastien Loeb – procurou cimentar a sua posição no top dez, mas se foi bem sucedido na fase matinal, já não o foi da parte da tarde, ao parar para ajudar o acidentado Nasser Al-Attiyah – uma saída de estrada que provocou dois feridos.

Classificação após 16.ª Pec.

1.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroën DS3 WRC) 2h54m33,4
2.º Jari-Matti Latvala/Miika Ford + 29.7s
3.º Mikko Hirvonen Citroen + 54.0s
4.º Mads Ostberg Adapta Ford + 1m46.4s
5.º Dani Sordo Mini Prodrive + 1m50.5s
6.º Thierry Neuville Citroen Junior + 1m54.4s
7.º Ott Tanak M-Sport Ford + 2m32.0s
8.º Evgeny Novikov M-Sport Ford + 2m46.2s
9.º Chris Atkinson Italia Mini + 6m14.9s
10.º Checo Martin Prokop Ford + 7m46.7s

Em destaque

Subir