Motores

Loeb admite que o triunfo no Rali de Espanha terá sido a sua melhor vitória

Contra todas as previsões a terceira prova de Sebastien Loeb no Campeonato do Mundo de Ralis saldou-se por um triunfo que o próprio classifica como a melhor vitória da sua carreira.

Ter nove títulos mundiais fazem de Loeb um piloto que em terras catalãs nada teria a provar. Mas o alsaciado quis mostrar que com o Citroën C3 WRC é possível continuar a vencer ralis do WRC.

A ousada escolha de pneus e uma performance incrível nas últimas especiais do rali espanhol deram a Loeb e ao seu navegador de sempre, Daniel Elena, a 79ª vitória da carreira no WRC. Ao mesmo tempo que ofereceram à Citroën o seu primeiro êxito de uma época que não tem sido fácil para a equipa liderada por Pierre Budar.

Uma meteorologia instável, a variabilidade da aderência nos troços, tornavam a escolha de pneus muito complicada, mas Sebastien Loeb arrisco nos ‘slick’ macios da Michelin para a primeira especial da última etapa. E isso revelou-se decisivo, como o foi o composto duro quando as classificativas começaram a secar, o que mais nenhum dos seus adversários fez.

O talento do alsaciano fez o resto, ainda que a margem para Sebastien Ogier tenha sido mínima, inferior a três segundos no final. O que diz bem da oposição que o seu compatriota da M-Sport Ford lhe moveu.

Foi uma disputa intensa mesmo até ao final. Quando vi no ecrã da última especial que tinha vencido, foi uma sensação realmente incrível. Foi muito bom ter conseguido andar no ritmo certo depois de todos estes anos, pois todos os outros pilotos não estiveram ‘parados’ enquanto eu estive fora, e andaram mesmo a fundo durante todo o rali”, salienta Loeb.

O francês da Citroën diz mesmo: “Não podia dar-me ao luxo de ser lento em terra, na sexta-feira, ou no asfalto, no sábado. Fomos rápidos esta manhã depois de termos feito a escolha certa de pneus, e depois aguentámonos bem, apesar de um ligeiro erro na penúltima especial. Agora, dada a forma como o rali de evoluiu, estou tentado a dizer que terá sido, talvez, a minha maior vitória, e que estou extremamente satisfeito por garantir um resultado que é altamente merecido por toda a equipa”.

Em destaque

Subir