Cultura

Livro A História Interminável com um doodle da Google no 37.º aniversário

Completam-se hoje 37 anos desde a publicação do livro A História Interminável, ou ‘The NeverEnding Story’, de Michael Ende, a 1 de setembro de 1979. O obra, adaptada ao cinema, foi um grande sucesso e preencheu o imaginário infantil das gerações hoje adultas. A Google não se esquece desta efeméride e criou um doodle que nos permite ‘folhear’ o passado.

Neste dia 1 de setembro de 2016 completam-se 37 anos desde o lançamento de ‘The NeverEnding Story’, ‘A História Interminável’, obra adaptada ao cinema e que estreou em Portugal a 27 de setembro de 1985.

‘A História Interminável’ é um livro de Michael Ende, que preencheu o imaginário de uma geração, com adaptações ao cinema e até um tema musical que subiu ao topo dos tops.

O romance de Michael Ende foi publicado no dia 1 de setembro de 1979, há precisamente 37 anos, efeméride assinalada com um doodle que nos permite folhear uma história fantástica, sem fim, ainda hoje presente nas memórias de uma geração.

O escritor Michael Ende nasceu em 1929, em Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, e filho de um pintor surrealista banido pelos Nazis, em 1936. Estudou na Waldorf-School e desertou, quando tinha de cumprir serviço militar. Corria o ano de 1945 e Ende contava 16 anos.

O seu livro conta-nos a história de Bastian, um menino sonhador, que encontra na imaginação o seu refúgio, para superar os seus traumas, como a perda da mãe.

O rapaz, inseguro, entra num alfarrabista e pega num livro. Depois de ter chegado atrasado à escola, refugia-se num sótão, onde começou a ler aquele livro.

Bastian vive, aliás, duas aventuras na mesma aventura. Começa a ler a história interminável e entra nela, apercebendo-se de que é uma personagem da mesma. Já no interior da aventura, adquire confiança e passa de um menino sem ego para um rapaz totalmente diferente.

E é no reino do fantástico e da fantasia que enfrenta aventuras, num mundo com um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Criança, um guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante.

O tema NeverEnding Story, de Limahl, foi um grande sucesso

O jovem passa a ver o que lê. Em A História Interminável, a imperatriz que governa ‘Fantasia’ está a morrer e com ela todo aquele reino de criaturas maravilhosas.

Só um jovem guerreiro impedirá este drama, lutando pela contra a doença da imperatriz. O jovem guerreiro aceita a missão e parte, passando por várias aventuras em que é ajudado por um dragão ditoso e perseguido por um lobo gigante.

“‘Faz o que quiseres’ é a inscrição que consta do símbolo do poder ilimitado de Fantasia. Mas o jovem Bastian, herói desta aventura, só ao fim de uma longa e árdua busca descobre o que essa frase realmente significa”.

Apesar de se tratar de uma fantasia destinada às crianças, A História Interminável abora temas que trespassam o infantil. E por isso se tornam intermináveis.

Hoje, a Google recorda-nos algo que nunca acabou.

Em destaque

Subir