Cultura

Livro de Alice Vieira para adultos foi recomendado a crianças por engano

oquedoiaves‘O Que Dói às Aves’, livro de poesia destinado a adultos, da autora Alice Vieira, foi incluído na lista de obras do Plano Nacional de Leitura e recomendado às crianças por engano. A escritora não compreende o erro e mostrou indignação. “Nem sequer olharam para o livro”, lamenta Alice Vieira, em declarações à Lusa.

Do Plano Nacional de Leitura (PNL) passou a constar um livro de Alice Vieira, intitulado ‘O Que Dói às Aves’. A obra, de poesia, é destinada ao leitor adulto, mas foi aconselhada às crianças do segundo ano de escolaridade, por engano, erro que já foi assumido e corrigido.

No entanto, Alice Vieira lamenta o sucedido, porque o erro é revelador de que o PNL revela que nem sequer olhou para a obra, no momento em que decidiu incluí-la na lista de livros recomendados às crianças. Na passada segunda-feira, através do Facebook, Alice Vieira tornou pública a sua visão crítica.

“Gostava muito de saber quem são os energúmenos que escolhem os livros para o Plano Nacional de Leitura! Acabei de ver que o meu livro de poesia (poesia de amor, para adultos) chamado ‘O Que Dói às Aves’ está aconselhado para… o segundo ano!”, escreveu Alice Vieira no seu perfil.

A autora foi mais longe e avançou nas críticas com ironia: “Que é que eu, como autora, posso fazer? Retirar o livro do mercado? Dizer que proíbo? Mas essa gente leu alguma coisa do livro para lá do título? Será que pensam que são histórias de pintainhos?”.

Entretanto, em declarações à agência Lusa, Alice Vieira revelou que a editora envia os seus livros para o Plano Nacional de Leitura “sem indicação da faixa etária”. Caberá aos responsáveis do PNL definir quais devem ser colocados naquele plano. “Isso já é trabalho deles. Mas a ideia que passa é que nem sequer olharam para o livro”, lamenta a escritora.

A Lusa também contactou a coordenadora do PNL que tem a seu cargo a elaboração das listas de livros a colocar naquele plano. Conceição Barros explica que se tratou de um erro e que o livro de poesia já foi retirado da lista de obras recomendadas.

“Todos os anos convidamos editores e autores a enviarem-nos livros para apreciação. São milhares de livros numa sala. Há um grupo de pessoas que classifica os livros e separa os seleccionados dos não seleccionados. Por alguma razão o livro foi incluído”, salienta a coordenador, que assim justifica o lapso.

‘O Que Dói às Aves’ é um livro de poesia destinado a um público adulto. Segundo a sinopse, é “um livro de sentimentos, relações, vivências através de palavras, frases e versos”. O erro persiste desde 2009, mas só agora Alice Vieira alertou para o mesmo.

No entanto, segundo Conceição Barros refere à Lusa, “este engano não pode por em causa todo o Plano Nacional de Leitura”, uma vez que foi o primeiro erro de um processo complicado, que poderia ter acontecido a qualquer um”.

Alice Vieira tem 40 obras recomendadas no PNL, que cumpre o sexto ano de existência. O plano consiste na recomendação de obras, com o fim de promover a leitura. Essa sugestão de livros é feita de acordo com a idade do público-alvo, desde crianças a adolescentes.

Em destaque

Subir