Nas Notícias

Lista de Costa para a Comissão Nacional do PS obtém 86,6% dos votos

A lista do líder do PS, António Costa, para a Comissão Nacional deste partido, encabeçada pela secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, obteve hoje 86,6 por cento dos votos, contra 11 por cento conseguidos pela lista encabeçada por Daniel Adrião.

Os resultados desta votação foram anunciados no 22.º Congresso do PS, na Batalha, Leiria, pelo presidente da Mesa, Carlos César, que não adiantou quantos dos 251 lugares em disputa foram eleitos por cada uma das listas.

Carlos César anunciou que a lista do secretário-geral do PS, António Costa, para a Comissão Nacional, órgão máximo deliberativo entre congressos, obteve 1.107 votos, enquanto a lista de Daniel Adrião recebeu 141 votos, tendo-se registado ainda 30 votos em branco.

A Comissão Nacional do PS é composta, entre outros, pelo secretário-geral, pelo presidente do partido, pelo secretário-geral adjunto e inclui 251 membros eleitos diretamente pelo Congresso.

Há dois anos, no 21.º Congresso do PS, a lista de António Costa para a Comissão Nacional conseguiu 233 dos 251 lugares, com 92,8 por cento dos votos, enquanto a lista encabeçada por Daniel Adrião elegeu 18 lugares.

As votações nas listas candidatas aos órgãos nacionais iniciaram-se pelas 09:00 de hoje, por voto secreto, e os resultados foram anunciados por Carlos César antes de António Costa fazer a intervenção de encerramento da reunião magna.

A lista do secretário-geral do PS para a Comissão Nacional de Jurisdição foi eleita com 1.156 votos a favor e registaram-se 122 abstenções.

Na votação para a Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira, a lista de António Costa obteve 1.166 votos favoráveis e houve 112 votos em branco.

Em destaque

Subir