Nas Notícias

Lisboa: promulgação da reforma administrativa é uma “grande satisfação” para a bancada socialista

lisboaO município de Lisboa é formado, desde hoje, por 24 freguesias, incluíndo a nova Parque das Nações. O novo mapa do território que antes era composto por 53 freguesias foi promulgado pelo Presidente da República, para “grande satisfação” da bancada do PS na Assembleia Municipal.

“Tínhamos a consciência de que este era um processo mais bem trabalhado do ponto de vista das pessoas, da autarquia, do debate”, adiantou Miguel Coelho, citado pela Lusa, aludindo ao processo anterior que foi vetado por Cavaco Silva, em julho: é que a recém-criada freguesia do Parque das Nações incluía uma parte de território que, de facto, pertencia ao município vizinho de Loures.

Com a “perfeita noção de que esta é uma reforma justa”, tanto mais que “está a ser construída há 25 anos”, o líder da bancada socialista acrescentou: “nem um erro como o que aconteceu – de o mapa estar mal delimitado – iria retirar o brilho da nossa satisfação e a sua profunda importância para Lisboa”.

Em julho, o Presidente justificou o veto com a falta de “consenso quanto à forma de corrigir este erro” no mapa, o que originou uma troca de acusações na Assembleia lisboeta: PS e PSD acusaram o PCP e o BE de tentativas de bloqueio da reforma, com estes dois partidos a criticarem o ‘bloco central’ por sugerirem um novo mapa sem apurar o sentimento da população.

Em destaque

Subir