Cultura

Lisboa Mistura com as primeiras confirmações (com vídeo)

O Lisboa Mistura, que decorre entre 17 e 21 de junho, no Largo do Intendente, regressa como grande festa intercultural integrada nas Festas de Lisboa. A programação inclui música, encontros gastronómicos, arte com concertos, palestras e debates. Ibibio Sound Machine e Hugh Masekela são as primeiras confirmações. A entrada é livre.

São cinco dias de sons, sabores e culturas, numa referência incontornável da celebração da diversidade cultural da capital.

Integrado nas Festas de Lisboa, o evento assume-se como a festa intercultural dentro da grande festa da cidade, um evento que se quer como expressão da pluralidade que reforça o ADN lisboeta, fazendo lembrar ao Mundo como a curiosidade e abertura de espírito são tão necessárias para abraçar as diferenças que nos unem.

De 17 a 21 de junho, o Largo do Intendente e a Freguesia de Arroios são o palco feito à medida do Lisboa Mistura, transformando-se no epicentro da grande festa que privilegia o encontro e troca de experiências de diferentes quadrantes e culturas ao receber um vasto programa de música, encontros gastronómicos e arte com concertos, debates e palestras.

E se há festa, há música, as primeiras confirmações da edição deste ano são os concertos de Ibibio Sound Machine – projeto exuberante da anglo-nigeriana Eno Williams, o mesmo que mistura na perfeição a electrónica, os ritmos latinos e os sons africanos numa proposta que promete deixar frenéticos todos os que se deixarem contagiar e que serão todos os que assistirem – e Hugh Masekela – virtuoso trompetista, nome maior da música sul africana, uma das mais activas vozes políticas daquele país.

Num momento de grande dinamismo em que a cidade respira positivas contradições e desafios que, embora globais, são intensamente íntimos, o Lisboa Mistura confirma a sua vontade de refletir a vivência urbana local fazendo a ponte com o mundo, oferecendo à cidade cinco dias de festa social e culturalmente consciente de forma totalmente gratuita.

Ao mesmo tempo, quer-se reforçada a ideia de que a Mistura e a comunicação de valores humanos para a harmonização de diferentes culturas é uma acção eminentemente política, não das ‘partes’, mas de toda a comunidade lisboeta.

O Lisboa Mistura é uma iniciativa da associação Sons da Lusofonia com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC.

Em destaque

Subir