Nas Notícias

Lisboa: Média de pessoas encontradas mortas em casa dispara em 2012

inem_heli1O número de pessoas que as equipas de socorro encontraram sem vida em casa, em Lisboa, regista um aumento, no ano de 2012, comparativamente com a média desde 2008. Dados da Câmara de Lisboa revelam que cerca de 300 pessoas (quase todas idosas) foram encontradas mortas em quatro anos, a uma média de quase seis por mês. Em 25 dias do mês de janeiro de 2012, já há 10 casos. Desde 2009 que o número está a subir.

Nos últimos dias repetiram-se notícias de idosos que morreram sem assistência em sua casa. Pessoas dadas como desaparecidas, que as autoridades (polícia ou sapadores de bombeiros) acabaram por encontrar no lar, sem vida.

Estas notícias trouxeram para a atualidade um problema social – o isolamento de pessoas vulneráveis, quase sempre idosos – e permitiram perceber que há um aumento significativo de casos de morte em casa, no ano de 2012.

Só nos primeiros 25 dias do ano, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa descobriu dez mortos no lar. A manter-se esta média, no final do ano haveria 140 pessoas encontradas mortas, o que representaria quase metade do número total de vítimas registadas em quatro anos.

Na mesma linha de raciocínio – tendo como base dados oficiais da Câmara Municipal de Lisboa, desde 2008 e os casos de 2012, nesta cidade –, pode concluir-se que há um fenómeno de aumento de pessoas a morrer em casa sem assistência, quase sempre idosos. No entanto, os meses com marior número de ocorrências são precisamente dezembro e janeiro.

Durante o ano de 2011, segundo a autarquia lisboeta, os bombeiros sapadores foram surpreendidos com 79 vítimas mortais em casa, num total de 1511 operações de socorro que implicaram abertura de portas. Em 2010, o número de mortos não ultrapassara os 60.

E se os últimos dois anos deixam perceber um aumento gradual, saliente-se, no entanto, que em 2009 houve 71 mortos encontrados em casa, número idêntico ao de 2008: 69 vítimas.

Sempre que o Regimento de Sapadores Bombeiros é chamado a intervir, encontra vítimas já sem vida ou em situações de risco: inanimados devido a problemas de saúde, ou em situação de intoxicação por inalação de gás, por exemplo.

Em destaque

Subir