Mundo

Lisboa é a cidade ibérica onde se perde mais tempo no trânsito

Lisboa é a cidade da Península Ibérica que regista os maiores congestionamentos de trânsito. Em média, os lisboetas ficam presos durante 40 minutos por dia no trânsito, o que se traduz, em termos anuais, em cerca de seis dias e meio (154 horas) perdidos. A conclusão é de um estudo feito pela TomTom, uma empresa de mapeamento e navegação holandesa. O ranking das cidades com mais trânsito é liderado pela Cidade do México, onde as pessoas podem ter de esperar mais de uma semana em engarrafamentos, em termos anuais.

O Índice de Tráfego Global Anual colocou Portugal no topo da tabela, pelo segundo ano consecutivo, uma vez que os condutores têm de esperar uma média de 36 por cento de tempo extra presos no trânsito da capital portuguesa, mais cinco por cento do que o ano passado. Os níveis de engarrafamento em Lisboa ultrapassam os de cidades como Barcelona (31 por cento), Palma de Maiorca (29 por cento), Granada (26 por cento) e Madrid (25 por cento).

Também a cidade do Porto registou um aumento de quatro por cento do congestionamento face a 2016, pelo que os condutores perdem cerca de 27 por cento de tempo em filas de trânsito. Em média, quem conduz no Porto fica cerca de 31 minutos diários preso no trânsito. Em termos anuais, são cerca de 118 horas de tempo gasto em deslocações.

O estudo realizado pela TomTom revelou que nas duas maiores cidades de Portugal é entre as 18h00 e as 19h00 que se regista os níveis mais elevados de congestionamento, principalmente às sextas-feiras. O estudo também revelou que os níveis de trânsito nas autoestradas são menores do que nos restantes itinerários.

O ranking da TomTom é liderado pela Cidade do México, considerada a cidade com mais trânsito a nível mundial, uma vez que tem um nível de congestionamento de 66 por cento, que pode mesmo chegar aos 101 por cento na hora de ponta ao fim do dia, representando 227 horas (mais de uma semana) de tempo perdido pelos condutores anualmente.

O Top 5 das cidades com mais trânsito do mundo é constituído pelas cidades de Banguecoque (61 por cento), Jakarta (58 por cento), Chongqing (52 por cento) e Bucareste (50 por cento).

Em destaque

Subir