Nas Notícias

Lisboa: Câmara quer portagens no IC19, IC2 e na Marginal

Câmara Municipal de Lisboa quer portagens no IC19, no IC2 e na Marginal, que afetará todos os automobilistas que entrarem na cidade. A autarquia aguarda uma audiência com o Governo, para discutir o projeto. O vereador da Mobilidade critica o executivo por manter a taxa de seis por cento de IVA na Ponte Vasco da Gama.

Mais austeridade, desta vez pela mão da autarquia lisboeta, sob os utilizadores do IC19, do IC2 e da Marginal. O secretário de Estado dos Transportes irá receber um representante da Câmara Municipal de Lisboa, para discutir a introdução de portagens para circular nestas vias.

Segundo o vereador da Mobilidade na edilidade lisboeta, Nunes da Silva, a finalidade é financiar os transportes públicos. Todas as verbas que conseguidas através das portagens serão canalizadas para este fim.

“É fundamental que todas as portagens de acesso à cidade tivessem o mesmo valor”, disse Nunes da Silva, em declarações à TVI.

Da audiência com o responsável do Governo sairá uma decisão. A autarquia prevê, no entanto, uma alternativa, que retira custos na utilização da Marginal.

O projeto já tinha sido discutido com o anterior executivo e previa a criação de uma empresa pública única, que junta a Carris e o Metro à empresa de estacionamento de Lisboa. Para não ter despesas, essa empresa seria suportada pelas novas portagens.

A Câmara de Lisboa critica, por outro lado, a taxa bonificada de seis por cento na utilização da Ponte Vasco da Gama, o que se traduz em quase 13 milhões de euros de prejuízo por ano.

“Se se faz um aumento brutal nos transporte coletivos, na ordem dos 15, 20 por cento, não faz sentido manter nas portagens a taxa reduzida do IVA, desperdiçando uma fonte de receitas interessante”, acrescenta o vereador.

Em destaque

Subir