Economia

Lisboa agora tem um café onde há… gatos

aqui ha gato

O conceito ‘cat coffee’ chegou a Portugal. O Aqui há gato abriu ontem as portas na Calçada da Estrela, em Lisboa. O espaço de restauração demarca-se da concorrência por ter seis ‘funcionários’ felinos: Baguete, os irmãos Bruno e Bruna, Nessi, Tâmara e Tomé.

A proprietária, Catarina Mendes, tomou o primeiro contacto com a moda que nasceu em Taiwan e se tornou num fenómeno na Ásia ao visitar o primeiro ‘cat coffee’ europeu, na Áustria, a funcionar desde 2012.

Só que a Ásia e a Europa são uma coisa, Portugal e a ASAE são outra… Ao contrário do que acontece com os espaços do conceito, o Aqui há gato foi obrigado a separar o ‘cat coffee’, ou seja, a cafetaria está vedada aos gatos, que ocupam uma zona de biblioteca e lazer, estando os dois espaços separados por uma parede de vidro.

Uma outra diferença de conceito é o sistema de adoção. Os “cat coffees’ nasceram para desafiar os clientes do café a adotarem um dos gatos do estabelecimento. No Aqui há gato, os irmãos Bruno e Bruna já vieram de casa de Catarina Mendes e os restantes quatro, cedidos pela Rafeiros SOS, são inquilinos permanentes.

Não é possível adotar o Baguete, a Nessi, a Tâmara ou o Tomé, por já estarem habituados a viver em família, mas quiser um gato tem o apoio, no Aqui há gato, da vasta experiência da associação Rafeiros SOS.

O primeiro ‘cat coffee’ em Portugal fica na Calçada da Estrela, logo bem perto da residência oficial do primeiro-ministro e da Assembleia da República.

Em destaque

Subir