Cultura

Lisbeth sobreviveu e está de regresso

millenium4

Chega hoje a Portugal o quarto episódio da série Millenium. ‘A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha’ devolve aos leitores a heroína improvável Lisbeth Salander, dez anos após a morte do seu pai, Stieg Larsson.

As vendas do livro, que teve lançamento mundial em agosto (precisamente dez anos sobre o lançamento do primeiro volume), dispararam nos tops de vendas. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi o mais vendido logo na primeira semana, com 200 mil exemplares.

Quem não o vai comprar, ou sequer ler, é a viúva de Larsson. “Não se deve continuar o trabalho de outros escritores”, disse Eva Gabrielsson à revista Vulture. “Não se deve continuar o trabalho de outro escritor, nunca é a mesma coisa”, insiste, e é dura com o ‘padrasto’ de Lisbeth, o jornalista David Lagercrantz. “É enganar os leitores”.

O escritor escolhido pela editora e pela família de Larsson para continuar o livro três ficou conhecido por seu o autor de uma biografia best-seller do futebolista Zlatan Ibrahimovic. Diz que ficou surpreendido, feliz e ao mesmo tempo assustado quando foi escolhido para continuar Millenium.

“Os meus policiais preferidos são cerebrais, com puzzles e jogos de palavras, tive de fazer um esforço sério para me aproximar do trabalho de Stieg Larsson”, referia ao Guardian, “mas tinha ao mesmo tempo de ser verdadeiro comigo próprio”.

Em destaque

Subir