Categorias: Nas Notícias

Lions Clube de Ílhavo incentiva ao rastreio Daltonismos nas Escolas

O Lions Clube de Ílhavo realizou no passado dia 9 de Janeiro no Auditório da Junta de Freguesia de São Salvador, da cidade de Ílhavo, o 4.º Simpósio Lionístico da Família e da Mulher, gratuito e aberto à comunidade.

Sob o tema “Famílias com Problemas de Visão” o evento foi patrocinado por Lions Internacional e pelo Distrito 115 Centro-Norte de Lions Clubes, teve como organização parceira a empresa CollorADD, contou com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo e da Junta de Freguesia de São Salvador e teve com o objetivo de ajudar as famílias daltónicas a ver o mundo com outras cores.

Teresinha Novo, diretora do Simpósio, falou da importância de garantir a inclusão e a igualdade das famílias contra a discriminação por causa do daltonismo. “Há que sensibilizar as pessoas e as entidades para a necessidade de realização de rastreios nas escolas para que as crianças não sejam discriminadas pela falta de perceção da cor e os Lions podem ajudar nesse trabalho” – disse Teresinha Novo.

Miguel Neiva, designer e fundador da ColorADD, disse que o seu objetivo é ajudar as pessoas a ver o mundo com outras cores. “Da experiência já recolhida é mais fácil detetar problemas visuais nas crianças nos primeiros anos de escolaridade. Após os rastreios são oferecidos kits às crianças que incluem um lápis, um caderno para colorir e jogos, tudo com o código integrado” – disse Miguel Neiva.

A deteção dos casos de daltonismo e o esclarecimento da comunidade escolar são fundamentais para evitar a discriminação de que os seus portadores são alvo pelas outras crianças que não têm essa deficiência, mostrando-se disponível para alargar ao Município de Ílhavo a experiência já trabalhada noutros municípios.

Por isso, Miguel Neiva disse que quando convidado pelo Lions Clube de Ílhavo “mostrei-me imediatamente disponível para colaborar, pois entendo que é urgente lutar a favor da inclusão dos 350 milhões de daltónicos que há no mundo e os Lions, como organização internacional, já ajuda muito nessa causa”.

A Presidente do Lions Clube de Ílhavo, Rosa Vieira, espera que este Simpósio possa sensibilizar os responsáveis autárquicos “a implementar os rastreios de daltonismo nas escolas e a oferecer os Kits às crianças, que têm um custo insignificante face ao impacto social de que se reveste e que o Lions Clube de Ílhavo está disponível para colaborar”.

Os autarcas presentes a representar a Câmara Municipal, Vice-Presidente Eng.º Marcos Ré, o Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador, Dr. João Campolargo, e a Presidente da Assembleia de Freguesia, Dra. Domingas Loureiro, acolheram com muito interesse o repto lançado.

Para além dos problemas do daltonismo foram ainda abordados alguns assuntos ligados ao Movimento Lionístico e à oportunidade que ele proporciona às famílias e às mulheres para aí corporizarem o seu apego à solidariedade.
Gaspar de Melo Albino, alto responsável do Lionismo, interveniente neste Simpósio e com ligações familiares e profissionais a Ílhavo, falou da experiência pessoal da sua juventude no seio da família para ilustrar a importância das famílias como motores da solidariedade e da paz.

Evocou ainda o exemplo da sua falecida companheira Claudete Albino para demonstrar a força criativa e inovadora das mulheres no seio dos Lions, abrindo novas perspetivas de intervenção e de liderança, que se mostraram extremamente importantes para que a presença hoje das mulheres seja uma mais-valia no seio dos Clubes. “E temos aqui um excelente exemplo! Todos nós sabemos que este Simpósio tem a assinatura de uma mulher – a Companheira Teresinha Novo”.

O Coordenador Distrital do Centenário José Manuel Ribeiro Cardoso, apelou aos Clubes Lions para se porem em campo e seguirem o exemplo do Lions Clube de Ílhavo para contribuirem para o sucesso da meta programada a nível mundial até Junho de 2018 de servir 100 milhões de pessoas em todo o mundo.

Este Simpósio encerrou com um momento cultural a cargo do jovem ilhavense cantor e músico Freddy Strings, um jovem talentoso e com excelente voz, que encantou a assistência.

No final, Teresinha Novo, agradeceu a presença e o contributo dado a este Simpósio, que procurou dar respostas a necessidades da comunidade e ofereceu aos convidados um Diploma de Agradecimento e um Folar do Vale de Ílhavo, uma iguaria típica ilhavense.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias