Nas Notícias

Limpeza das listas de utentes dos centros de saúde sem consultas há três anos começa hoje

medicoOs utentes de centros de saúde e unidades de saúde familiar que não tenham consulta com o médico de família há mais de três anos serão contactados a partir de hoje, para revelarem se pretendem manter-se inscritos e manter o médico de família. As cartas já estão a ser enviadas e os utentes terão de manifestar a sua intenção, de acordo com despacho de outubro.

Os utentes que estão inscritos em unidades de saúde familiar ou centros de saúde, mas que não têm consultas médicas há pelo menos três anos serão contactados por carta, para que revelem a sua intenção de permanecer com o médico de família.

A partir da data de receção da carta, esses utentes terão 90 dias para responder, sob pena de perderem o médico de família. Trata-se de uma medida que tem como objetivo limpar as listas de utentes, que estão inscritos naquelas unidades de saúde.

A medida que avança a partir de hoje representa a materialização do despacho datado de 24 de outubro, assinado pelo secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde. A atualização das listas de utentes dos centros de saúde resulta de um acordo com os sindicados.

Todos os utentes que não tenham tido consulta ou contacto médico nos últimos três anos serão colocados numa lista à parte. Caso pretendam, podem voltar à situação original de forma imediata, mas sujeitos a vaga, caso pretendam o médico de família que tinham.

O envio de missivas caberá aos centros de saúde e às unidades de saúde familiar a partir desta sexta-feira, sendo que podem manter o seu lugar.

Em destaque

Subir