Nas Notícias

Vídeo: Limpeza da estrada em Guimarães atingida com ácido ainda decorre

estrada acido po 400Ainda estão em curso as operações de limpeza da Estrada Nacional 101, em Fermentões (Guimarães). A estrada, que sofreu um derrame de ácido sulfúrico, deve reabrir ao trânsito parcialmente amanhã.

O troço da Estrada Nacional 101 (EN101) ainda permanecia fechado, na manhã desta quarta-feira, sendo que deve reabrir no sentido Taipas-Guimarães durante esta quinta-feira, segundo adianta o Guimarães Digital.

Recorde-se que um veículo de transporte de mercadorias derramou, nesta segunda-feira, cerca de mil litros de ácido sulfúrico, no pavimento da EN101, na zona de Caneiros.

O incidente obrigou o condutor do camião a receber tratamento no Hospital de Braga. Há ainda registo de danos em 20 automóveis, segundo queixas apresentadas na PSP.

A estrada, que liga Guimarães a Braga, também ficou danificada, em resultado das caraterísticas corrosivas daquele ácido.

A via teve de ser cortada ao trânsito, em Fermentões, no acesso à freguesia de Penselo.

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães estiveram no local a espalhar cal e pó de pedra na via, cobrindo a zona onde o ácido sulfúrico foi derramado, até que a limpeza da estrada se efetuasse, trabalhos que começaram nesta terça-feira.

Também prestaram apoio técnico elementos da Estradas de Portugal e da Câmara Municipal de Guimarães.

Dadas as especificidades do incidente, foi contratada uma empresa especializada para remover o ácido sulfúrico da via, em condições de segurança.

Veja o vídeo da reportagem do Guimarães Digital:

Em destaque

Subir