Tecnologia

Limitações no OneDrive e os filhos ‘bastardos’ da Microsoft

limitaçao_onedrive_microsoft

A Microsoft anunciou que vai impor limites à capacidade de armazenamento disponibilizada a cada utilizador no OneDrive. O que até agora era ilimitado passará a ter limites, e o que tinha o limite de 15GB passa para apenas 5GB.

Em causa está o uso abusivo de alguns utilizadores da versão ilimitado, onde chegavam a ser armazenados 75TB de informação, na maioria dos cassos, ficheiros ilegais, segundo a Microsoft e do qual demos conta aqui no PT Jornal.

Apesar de achar a medida necessária, por forma a impor regras e práticas de boa utilização, achamos que todos os utilizadores de produtos Microsoft não estão a ser tratados da mesma maneira.

Ora, a Microsoft com esta medida limitativa, que irá impor no OneDrive a partir de 2016, trata os utilizadores do Office 365 de uma maneira e os do Windows Phone doutra. Assim sendo, os utilizadores do Office 365 são filhos e os do Windows Phone são ‘bastardos’. Entendamos o porquê.

Um utilizador que assine o Office 365 tem direito a 1TB de armazenamento na nuvem. Já um utilizador que adquiriu um novo Lumia fica apenas com 5GB. Esta medida é, no mínimo, descabida e inexplicável.

Um utilizador que compre agora um Lumia 950 vai pagar cerca de 500 euros pelo dispositivo, o equivalente a uma assinatura do Office 365 durante 5 anos. Este equipamento tem 32GB de armazenamento. Ora, com os 5GB de armazenamento a que esses utilizadores vão ter direito, nem uma cópia de segurança ao dispositivo vão poder fazer. Ou seja: para que servirá o OneDrive a esses utilizadores?

Compreendo que a marca de Redmond tem os seus motivos para impor alguns limites. Não posso compreender é que trate uns utilizadores como filhos e os outros como bastardos. Afinal de contas, são todos clientes, todos compraram um produto/serviço da marca. Porque a Microsoft não atribui aos utilizadores dos Lumias o mesmo privilégio dos assinantes do Office 365?

Esta falta de sensatez por parte da Microsoft, numa altura em que tenta crescer no mercado dos dispositivos móveis, não parece ser um bom caminho, tendo em conta que os grandes prejudicados serão precisamente esses utilizadores (Windows Phone). Para quem tinham um espaço de armazenamento a rondar os 100GB, passar para 5GB é o mesmo que dizer: desistam da plataforma.

 

Em destaque

Subir