Desporto

Liga Portuguesa: FC Porto, Sporting e Benfica pela margem mínima

fcporto_hulk1Foi um fim de semana com vitórias à risca dos três grandes. FC Porto esteve a perder em Aveiro, Sporting sofreu em Alvalade e Benfica venceu só ao cair do pano na Madeira. Mudanças na tabela só abaixo do terceiro classificado.

O FC Porto foi o primeiro a entrar em campo. Em Aveiro, os comandados de Vítor Pereira sentiram muitas dificuldades para ultrapassar um Beira-Mar que se colocou na frente do marcador aos 34 minutos por intermédio de Zhang. Antes, já Rui Rego, um dos melhores em campo, havia negado o golo a James e Belluschi. E foi mesmo o primeiro a igualar o marcador. Assistência perfeita de Hulk e James Rodríguez, com um forte e colocado remate de fora de área, coloca a partida empatada a uma bola. Um a um aos 38 minutos. O jogo acabaria por ser resolvido pelo do costume. Hulk, aos 59, recebe um passe de Alvaro Pereira dentro de área, e com um remate cruzado coloca os dragões pela primeira vez na frente.

Dois a um para o FC Porto em Aveiro. Os azuis e brancos ganhavam vantagem na frente da tabela e esperavam por mais um deslize do Benfica na Madeira para se isolarem finalmente.

Em Alvalade, uma enchente de futebol ofensivo na primeira parte não foi suficiente para os leões marcarem mais que um. Onyewu, aos 22 minutos, marcou de cabeça depois de um desvio de Insua, a cruzamento de André Martins. O Nacional acabaria depois por crescer, enviando uma bola à barra e dispondo de mais duas boas oportunidades para marcar, ambas por Rondón. A jogar com 10, por expulsão de Stojanovic, a equipa de Pedro Caixinha procurou sempre o empate. Domingos Paciência foi claro na análise final do jogo: “Há jogos que temos de saber sofrer”, afirmou o técnico leonino. Um a zero no final da partida e o Sporting ficava apenas a um ponto do Benfica.

Benfica que se deslocou à Madeira, com a eliminação da taça ainda bem fresca na memória de Jorge Jesus. O técnico benfiquista, sem Gaitán, apostou em Bruno César de um lado, e encostou Rodrigo na outra ala. Aimar jogou atrás de Cardozo. O avançado paraguaio fez questão de ser protagonista na primeira parte, pela negativa. Perdida incrível aos 32 minutos com a baliza completamente à mercê. Lance fará certamente parte dos vídeos cómicos do futebol no futuro. O camisola sete encarnado acabaria por se redimir. Confusão na área do Marítimo aos 85 minutos, depois de lançamento lateral longo de Maxi Pereira, com Cardozo a encostar para o fundo das redes. O Benfica passa assim o duro teste madeirense, onde foi recentemente afastado da Taça de Portugal. Com a vitória, os encarnados apanham novamente o FC Porto no topo da classificação, com 30 pontos, mais quatro que o Sporting.

Com a derrota, o Marítimo vê o SC Braga ganhar o quarto posto, com os mesmos 22 pontos.

Em destaque

Subir