TV

Liga: Os triunfos dos grandes, os árbitros e o Arouca no grupo da frente

Benfica, FC Porto e Sporting venceram. O bicampeão apanhou novo susto, mas voltou às vitórias. Dragões e leões também somaram três pontos e apontaram o dedo aos árbitros. Já o líder isolado, o surpreendente Arouca, empatou e partilha agora o comando da prova com dragões e leões.

Os três grandes venceram: quatro palavras que dizem tudo e marcam o regresso da Liga à fase ‘normal’, depois de uma segunda jornada em que Benfica, FC Porto e Sporting cederam pontos e permitiram ao surpreendente Arouca isolar-se no comando.

O Benfica voltou a começar com atraso, depois de Rafael Martins ter colocado o Moreirense em vantagem à passagem da meia-hora, mas conseguiu dar a volta ao resultado, triunfando por 3-2. Rui Vitória(s) somou o segundo triunfo, é verdade, mas demora a convencer na Luz. A sorte do treinador é (ainda?) ter Gaitán, que até a lateral esquerdo jogou.

Já o FC Porto regressou aos triunfos após o ‘habitual’ tropeção na Madeira. Lopetegui exigiu um lateral esquerdo (como ironia: Gaitán?) ao não chamar Cissokho e ao deixar Ángel no banco, colocando na ala o central Martins Indi, e fez descansar Herrera, ‘soltando’ Brahimi atrás de Aboubakar. E foi o argelino quem desbloqueou o marcador ao oferecer o golo ao camaronês. Os dragões venceram por 2-0, mas o Dragão assobiou uma ‘ideia’ de jogo que, de tanto controlar, até adormece os próprios jogadores…

Também o Sporting voltou a somar três pontos e, como tem sido habitual, a apontar o dedo à arbitragem. O 1-3 em Coimbra ficou marcado pela expulsão de Jorge Jesus, por protestar a não marcação de um penálti sobre Slimani. “Mais uma vez, a equipa de arbitragem meteu o nosso adversário dentro do jogo quando estava a perder 2-0, com uma grande penalidade que não é”, argumentou o técnico leonino.

Jorge Jesus negou que haja uma campanha contra o Sporting, explicando que tem saído “a rifa” ao clube: “Não vivo de fantasmas. Trata-se de decisões que estão a prejudicar o Sporting. É algo sem intencionalidade, mas como é óbvio toca-nos e temos sentido que está a acontecer em muitos jogos. As grandes penalidades não existem, com exceção daquela frente ao CSKA. Não acredito em perseguições, mas estamos a sair na rifa”.

E, neste entretanto, porque o campeonato não são apenas os três grandes, o Arouca empatou em Paços de Ferreira, mantendo-se no grupo dos líderes com FC Porto e Sporting. O Sporting de Braga goleou (4-0) o Boavista e o Tondela somou os primeiros pontos no principal escalão ao derrotar, em casa, o Nacional da Madeira. Vitória de Setúbal e Rio Ave empataram a dois.

Hoje joga o Belenenses com o Marítimo e a União da Madeira recebe o Vitória de Guimarães.

https://www.youtube.com/watch?v=g8AAslBedAU

Em destaque

Subir