Desporto

Liga Europa: Sporting ultrapassa Metalist e pode aspirar a uma final ibérica

sporting-metalistAo empatar (1-1) na Ucrânia, diante do Metalist, o Sporting garantiu a presença nas meias-finais da Liga Europa e, pelo segundo ano consecutivo, coloca equipas portuguesas nesta fase da competição, depois de FC Porto, Braga e Benfica na época passada. Uma coisa é certa, tal como em 2011, a final será certamente ibérica, uma vez que estão apuradas – para além dos ‘leões’ – as equipas espanholas do At. Madrid, Atl. Bilbao e Valencia.

Um empate a um golo bastou para que a equipa de Sá pinto alcançasse as meias-finais da Liga Europa, depois de ter vencido, em Alvalade, o Metalist, por 2-1, e sonhar com a presença na final.

Há sete anos, em 2004/2005, os ‘leões’ asseguraram a final, curiosamente disputada em Alvalade – que viriam a perder para o CSKA de Moscovo -, mas uma coisa ninguém tira á equipa de Sá Pinto: consegue pela quinta vez na sua história chegar a uma meia-final de uma competição internacional.

O golo de Ricky Wolfswinkel, perto do final da primeira parte fez a diferença e nem o golo dos ucranianos e o penálti falhado que Rui Patrício se opôs categoricamente, estremeceram o Sporting.

Agora, pela frente, os ‘leões’ terão o um adversário complicado, o Athletic de Bilbau, que afastaram os alemães do Schalke 04, apesar do empate 2-2 em casa (tinha vencido na Alemanha por 4-2), enquanto o Atlético de Madrid e o Valência têm encontro marcado na outra meia-final, numa partida entre espanhóis.

Os ‘colchoneros’ bateram o Hannover, por 2-1, resultado igual ao da primeira mão, na Alemanha, e o Valência goleou o AZ Alkmaar, por 4-0, anulando a derrota sofrida na Holanda (2-1).

Qualquer equipa que chegue à final, desde já há uma certeza: será disputada entre clubes ibéricos, podendo, porém, ser disputada apenas por equipas espanholas ou entre um clube de Espanha e outro de Portugal, no caso o Sporting, caso elimine o Atl. Bilbao.

Em destaque

Subir