Desporto

Liga Europa: Sporting e a vontade de repetir 2004/2005

sporting_sa_pinto_1Estávamos na época de 2004/2005 quando o Sporting conseguiu chegar à final daquela que era na altura a Taça UEFA. Hoje, e depois da eliminatória com o Manchester City, que ficou para a história, formação é treinada por Sá Pinto, que jogou a final de Alvalade e que agora de forma legitima sonha com Bucareste.

O Sporting defronta esta quinta-feira o Metalist, jogo a contar para a primeira-mão dos quartos de final da Liga Europa. Os ucranianos chegam a Lisboa com um bom registo na prova, 25 golos marcados, nove sofridos, sete vitórias, dois empates e apenas um derrota. Melhor só mesmo o Atlético de Madrid.

É certo que a formação de Kharkiv parece ser o nome menos sonante destes quartos de final, mas em Alvalade não faltam alertas de Sá Pinto, que tem algumas baixas na equipa: Elias, já se sabe, defendeu esta época as cores do Atlético de Madrid na Liga Europa logo não pode jogar. De fora ficam ainda Onyewu, Pereirinha, Rodríguez e Rinaudo, todos por lesão.

O jogo tem início marcado para as 20h05, em Lisboa.

O Sporting tenta chegar às meias-finais de uma prova europeia, feito que já não consegue desde a época 2004/2005, altura em que esteve na final da Taça UEFA, atual Liga Europa, no Estádio José Alvalade.

Nesse ano, depois de apanhar Newcastle, Sochaux, Panionios e Dínamo Tiblisi, no Grupo D, os leões venceram o Feyenoord, nos 16 avos. Nos oitavos foram os ingleses do Middlesbrough e nos quartos outra formação da Premier League, o Newcastle. Assistiu-se depois a uma meia-final histórica, frente ao AZ Alkmaar, onde após uma vitória por 2-1 em casa o Sporting foi à Holanda perder por 3-2, onde Miguel Garcia foi herói, ao marcar em cima do minuto 120, já no prolongamento do jogo. Na final, a 18 de maio, o Sporting viria a perder o troféu para o CSKA de Moscovo, por 3-1, uma equipa que nesse ano também afastou o Benfica logo nos 16 avos de final.

Passados sete anos, e depois dos oitavos de final fantásticos frente ao Manchester City, os leões podem de forma legitima sonharem com Bucareste, palco da final deste ano. Até lá, há no entanto um longo e duro caminho a percorrer visto que as equipas envolvidas parecem desta vez bastante mais fortes. Caso ultrapasse a formação ucraniana, o Sporting encontra Schalke 04 ou Atlético de Bilbao na meia-final.

Em destaque

Subir