Desporto

Liga Europa: Sorteio dita Benfica-PSV, FC Porto-Spartak e Braga-Dínamo

Benfica, FC Porto e Braga conheceram hoje os adversários dos quartos de final da Liga Europa, no sorteio realizado em Nyon, na Suíça. Numa altura em que os favoritismos se esfumam, PSV, Spartak de Moscovo e Dínamo de Kiev serão sempre rivais complicados, mas acessíveis ao trio português.

O Benfica desloca-se à Holanda para enfrentar o PSV Eindhoven, o FC Porto regressa a Moscovo para medir forças com o Spartak e o Braga vai à Ucrânia discutir o passaporte para as meias-finais com o Dínamo de Kiev.

O campeão português tem uma missão complicada, mas o facto de o PSV estar no primeiro lugar do campeonato da Holanda pode funcionar a favor do Benfica. Com o Twente a morder os calcanhares ao conjunto de Eindhoven, a Liga Europa pode ficar para segundo plano, à semelhança do que fez o PSG.

O que fará o treinador do PSV? Privilegiará o campeonato e poupará titulares frente ao Benfica? Terá um plantel capaz para as duas competições? Nos números do líder holandês, impressionam, sobretudo, os 71 golos marcados em 27 partidas do campeonato. Os holandeses, nos oitavos, afastaram o Rangers, ‘carrasco’ do Sporting.

Por seu turno, o FC Porto apresenta grandes vantagens relativamente ao Spartak. Em primeiro lugar, o conjunto de Moscovo começou o campeonato da pior forma, goleado por 4-0. Depois, o facto de estar em início de época não é favorável. No entanto, o eventual cansaço dos líderes do campeonato português pode anular essa aparente vantagem.

A turma de André Villas-Boas ultrapassou com duas vitórias o CSKA e tem um ótimo cartão de visita na Rússia. O frio não vai ajudar, mas foi precisamente com 10 graus negativos que o FC Porto venceu em Moscovo, na fase anterior. O que os azuis e brancos não podem descurar é o facto de o Spartak ter afastado o Ajax, vencendo um dos encontros por 3-0.

Na análise ao Sporting de Braga-Dínamo de Kiev, nada melhor do que começar com o ‘portfólio’ de resultados arsenalistas nas provas internacionais: afastaram o Sevilha na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, venceram o Arsenal num jogo dessa competição e acabam de afastar um dos favoritos na Liga Europa: o Liverpool.

Perante estes dados, o Dínamo de Kiev que se cuide, porque o conjunto de Domingos Paciência não está de férias na Europa. Já fez história, ao chegar pela primeira vez aos quartos de final de uma prova europeia, mas pode não ficar por aqui.

O Dínamo (que acaba de afastar o Manchester City) está praticamente afastado da luta pelo título e tem uma boa folga relativamente ao terceiro classificado. Nesse sentido, pode canalizar todas as forças para a Liga Europa. O Braga terá de manter-se firme no campeonato português e não pode descansar.

Os jogos da primeira mão disputam-se a 7 de abril. A segunda mão decorre a 14 do mesmo mês. As equipas portuguesas jogam a primeira mão em casa.

Em destaque

Subir