Desporto

Liga Europa: Os desastres anunciados de Sporting e Porto e o consistente Braga

Liga EuropaEm três jogos, duas derrotas para Portugal. Sporting e FC Porto perderam ambos frente a alemães. Salvou-se o Braga, que já não sabe o que é perder desde início de janeiro.

Não foi um bom dia para as equipas portuguesas nos 16avos de final da Liga Europa.

Borussia Dortmund 2-0 FC Porto

O FC Porto foi o primeiro a entrar em campo, no Signal Iduna Park, o inferno do Dortmund.

José Peseiro não foi em poupanças, preferiu invenções. Sem Maxi Pereira, foi Varela a jogar a lateral direito. Layún deixou a lateral esquerda e foi central, ao lado de Martins Indi. O meio campo foi ocupado por Rúben Neves, Herrara e a surpresa Sérgio Olivieira. Frente de ataque entregue a Brahimi, Marega (outra surpresa) e Aboubakar.

Como seria de esperar, o Dortmund sufocou por completo os dragões e chegou cedo ao golo (minuto 6), por Piszczek. Casillas foi salvando o segundo mas nada podia fazer aos 71, quando Indi desviou um remate de Reus para o fundo das redes. Pelo meio, um remate tímido de Sérgio Oliveira e outro de Suk, lançado por Peseiro em desespero a dois minutos dos 90.

O FC Porto perde e complica a passagem aos oitavos. Com as lesões de Marcano e a polémica de Maicon, não se compreende a não contratação de um central no passado mercado de inverno.

Sporting 0-1 Bayer Leverkusen

Em Alvalade, Jesus fez o mesmo a que nos habituou. Prescindiu do seu 11 base numa competição europeia, fez poupanças… e perdeu. Adrien e Slimani, que são ‘só’ dois dos melhores jogadores leoninos, começaram no banco. Aquilani e Teo Gutiérrez foram os substitutos.

O Bayer Leverkusen foi dono e senhor do jogo, marcou um e só não conseguiu mais porque Rui Patrício não deixou.

Já em desvantagem, Jesus tentou remendar os erros próprios e lançou os ‘titulares’ Adrien Silva e Slimani, que já não conseguiram fazer milagres.

No final, Jesus pediu apoio para os seus jogadores. No entanto, quando um treinador não dá muita importância a uma competição, será difícil ter os adeptos ao seu lado.

FC Sion 1-2 Braga

O Braga foi o único a salvar a noite para Portugal. Os comandados de Paulo Fonseca foram à Suíça vencer o Sion por 2-1. Stojiljkovic e Rafa (13 e 61) marcaram para os minhotos, Konaté (53) fez o único golo dos suiços.

Após uma passagem pelo FC Porto onde não teve equipa para fazer mais, Paulo Fonseca continua a demonstrar que é um dos melhores treinadores portugueses da atualidade. O Braga não sabe o que é perder desde 10 de janeiro, altura em que saiu derrotado de Alvalade (3-2) para o campeonato.

Os guerreiros do Minho têm oito vitórias nos últimos 10 jogos (entre Liga NOS, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa), mantêm confortavelmente o quarto lugar no campeonato português e estão perto da Final do Jamor.

Mais não se podia pedir a Paulo Fonseca. Na Liga Europa, só um desastre tira o Braga dos oitavos de final.

Em destaque

Subir