Desporto

Liga Europa: Marítimo, Sporting e Académica sem hipóteses para os 16-avos

liga europa 2Dois empates e uma derrota, das três equipas portuguesas em prova, fazem com que Portugal fique sem representantes na próxima fase, pelo menos para já. Benfica pode acabar por ‘caír’ na competição.

Portugal não vai ter qualquer equipa representante nos 16-avos da Liga Europa. Marítimo e Académica empataram a uma bola esta quinta-feira, o Sporting voltou às derrotas.

Basileia-Sporting
Após a vitória frente ao Sporting de Braga para o campeonato, esperava-se mais dos leões esta quinta-feira. É certo que a formação de Vercauteren tinha poucas hipóteses de se qualificar nesta altura, não dependia de si, mas ainda havia uma resta de esperança.

Tudo não passou no entanto de mais uma tarde para esquecer. Derrota por três bolas a zero na Suíça, golos do Basileia marcados por Schar (22’), Stocker (66’) e Degen (70’). Terceira derrota em cinco jogos dos leões na Liga Europa e o adeus definitivo à competição.

Newcastle-Marítimo
No Saint James Park os insulares ainda sonhavam com a passagem aos 16-avos, mas a formação de Pedro Martins deitou tudo a perder com uma primeira parte fraca, onde sofreu o um a zero aos 23 minutos, por Marveaux.

Na segunda metade do encontro o Marítimo revigorou-se e foi muito superior aos da casa, conseguindo chegar à igualdade a 10 minutos do final. A equipa portuguesa ainda tentou e em cima do apito final Fidélis poderia ter marcado o segundo. Insuficiente, e mais um adeus de uma formação portuguesa às provas europeias.

Académica-Plzeñ
Os ‘estudantes’ foram a única equipa nacional a jogar em casa nesta quinta jornada. Em Coimbra, a Académica tinha ainda boas hipóteses de se qualificar, mas acabaria também por deitar por terra essa possibilidade. Empate a uma bola com o Plzeñ, resultado construído por duas grandes penalidades, uma para cada lado. Primeiro foram os checos, aos 57.

Edinho, a dois minutos do fim, estabeleceu o resultado final ao bater Kozácik.

Veja de seguida os resultados dos grupos e a respetiva classificação da Liga Europa, onde estão equipas portuguesas:

Grupo B
Atlético de Madrid 1-0 Hapoel Tel Aviv;
Académica 1-1 Plzeñ.

Classificação
1.º- Atlético de Madrid: 5 jogos, 12 pontos;
2.º- Plzeñ: 5, 10;
3.º- Académica: 5, 5.
4.º- Hapoel Tel Aviv: 5, 1.

Grupo D
Newcastle 1-1 Marítimo;
Brugge 1-2 Bordéus.

Classificação
1.º- Bordéus: 5 jogos, 10 pontos;
2.º- Newcastle: 5, 9;
3.º- Brugge: 5, 4;
4.º- Marítimo: 5, 3.

Grupo G
Videoton 0-1 Genk;
Basileia 3-0 Sporting.

Classificação
1.º- Genk: 5 jogos, 11 pontos;
2.º- Basileia: 5, 8;
3.º- Videoton: 5, 6;
4.º- Sporting: 5, 2.

Em destaque

Subir