Desporto

Liga dos Campeões: RTP paga 18 milhões, TVI fala em “distorção”

rtp A RTP garantiu a transmissão dos jogos da Liga dos Campeões por três épocas, avança o Jornal de Negócios. A proposta de 18 milhões de euros “distorce em absoluto o mercado porque não é rentável”, acusa a TVI, que detém os direitos para a temporada atual.

Nas próximas três épocas, a RTP vai transmitir 16 jogos da Liga dos Campeões e os resumos dos restantes, avançou hoje o Jornal de Negócios.

Na edição online, o diário revelou que a estação pública pagou 18 milhões de euros pelos direitos, um valor que, para a TVI, “não é rentável”.

A estação de Queluz, que detém os direitos da ‘Champions’ para a época em curso, terá sido apanhada de surpresa pelo montante do negócio.

“A TVI ainda não recebeu qualquer comunicação oficial da UEFA, mas os valores propostos pela RTP, a serem verdadeiros, estão 40 por cento acima do que nós oferecemos e do que estaríamos dispostos a oferecer”, adiantou Helena Forjaz, num comentário para o Expresso.

A diretora de Comunicação Institucional da Media Capital referiu ainda que “a oferta da RTP distorce em absoluto o mercado porque não é rentável para nenhum operador de televisão”, complementando: “Surpreende-nos que seja o canal público a fazê-lo, já que deve regular e não desregular o mercado”.

“Não deixa de ser extraordinário que a RTP não tenha tido qualquer interesse em concorrer à transmissão de um jogo por semana da Primeira Liga nacional (deixando o concurso vazio) e que consiga destruir o mercado com uma oferta desta natureza”, reforçou José Alberto Carvalho, diretor de Informação da TVI, também citado pelo Expresso.

A SIC não entrou na corrida pelos direitos, à semelhança do que ocorreu no anterior concurso. Nessa ocasião, em 2011, a RTP não apresentou proposta.

A UEFA não confirmou o negócio, nem revelou ainda qual será a televisão portuguesa a transmitir a Liga dos Campeões nas próximas três temporadas.

Em destaque

Subir