Desporto

Liga dos Campeões: Hulk e James Rodríguez dão primeira vitória a Vítor Pereira

Autocarro ucraniano durou pouco mais de uma parte de jogo quando James Rodriguez encontrou o caminho para Kléber se estrear a marcar na liga milionária. Hulk e o seu pé esquerdo fizeram o resto.

O Shakhtar apresentou-se no Dragão com um objetivo claro: tentar, se possível, levar um ‘pontinho’ para a Ucrânia. Ora, no futebol, jogando dessa forma, já se diz há muito que a probabilidade de perder é maior. Mas esqueça se pensa que o demérito é da equipa ucraniada. Os comandados por Mircea Lucescu não fizeram mais porque o FC Porto não deixou. Um dos melhores jogos dos azuis e brancos, se não mesmo o melhor da época até agora.

O jogo começou mal para os dragões e para Helton, que permitiu ao Shakhtar conseguir aquilo que tanto desejava, marcar e recuar linhas. Aos 12 minutos, William remata fraco, o guarda-redes brasileiro deixa a bola escapar-se entre as mãos e permite a Adriano inaugurar o marcador no Dragão. Zero a um para os ucranianos que conseguiram aguentar pouco mais de um quarto de hora.

Decorriam 28 minutos de jogo quando Hulk bateu na bola a mais de 25 metros da baliza. Quando Rybka estendeu os braços, o fogo já tinha passado. Um a um e tanto tempo para jogar.

A estratégia do Shakhtar, mesmo agora com um empate, estava bem pensada e estudada não fosse o erro de Rabitskiy, que entrou a ‘matar’ numa dividida com João Moutinho e viu o vermelho direto do bolso de Félix Brych. Decisão acertadíssima do árbitro alemão. Quatro minutos depois, final da primeira parte.

O FC Porto tinha poder, força, vontade de conquistar os três pontos, e ainda 45 minutos contra 10, a passagem para a frente do marcador era uma questão de tempo.

Mas não foi preciso muito. Aos 51 minutos de jogo, James Rodriguez ‘senta’ Kucher na linha de fundo e serve de bandeja Kléber. Golo fabricado por dois jogadores estreantes na prova.

Vítor Pereira conquista a vitória no seu primeiro jogo na Liga dos Campeões numa partida merecida mas não fácil para os seus homens. Quando apenas uma equipa em campo quer os três pontos, torna-se difícil ou mesmo impossível fazer mais.

Ficha de jogo

FC Porto, 2
Helton, Fucile, Maicon, Otamendi, Alvaro Pereira, Fernando (Belluschi, 61’), Defour, João Moutinho, Hulk (Varela, 78’), James Rodríguez, Kléber (Djalma, 69’).

Shakhtar Donestsk, 1
Rybka, Rat, Rakytskyy, Chygrynskyy, Srna, Mkhitaryan, Willian (Hubschman, 82), Fernandinho, Jadson (Alex Teixeira, 64’), Eduardo (Kucher, 42’), Adriano.

Jogo no Estádio do Dragão (Porto). Ao intervalo: 1-1. Marcadores: Adriano (12’), Hulk (28’), Kléber (51’). Cartões amarelos: Luiz Adriano (27’), Dmytro Chygrynskyy (31’), Darijo Srna (34’), Alvaro Pereira (34’). Cartões vermelhos: Rakitskyi (40’), Chygrynskyy (80’).

Em destaque

Subir