Desporto

Liga dos Campeões: FC Porto demoníaco, Sporting angelical

liga dos campeoes 2 Depois do Benfica, FC Porto e Sporting estrearam-se na Liga dos Campeões, nesta quarta-feira, com duas faces distintas. A equipa de Lopetegui arrasou o Bate Borisov, com Brahimi em destaque, e o Sporting ‘ofereceu’ o empate ao Maribor, ao cair do pano.

Após o desaire do Benfica com o Zenit, foi a vez de FC Porto e Sporting darem o pontapé de saída na Liga dos Campeões. E se o futebol português já tinha uma derrota, faltava um empate e uma vitória. Sporting e FC Porto completaram este quadro.

No Estádio do Dragão, viu-se mais do mesmo (um anfitrião assente na classe de Brahimi e no instinto matador de Jackson), ainda que com muitos mais golos do que o habitual: 6-0.

Já na Eslovénia, assistiu-se a… mais do mesmo, com um Sporting perdulário, pouco eficaz e simpático para o Maribor, oferecendo o empate muito perto do fim, com um erro defensivo à escala de uma segunda liga.

Os números com que o FC Porto ‘despachou’ o Bate Borisov dispensariam palavras. E a dimensão do adversário não explica tudo. Se é certo que na Bielorrússia não moram equipas de topo, está na memória recente resultados inesperados no dragão, com rivais de calibre inferior. Que tal recordar um tal de Artmedia, que veio vencer à Invicta?

Este FC Porto cresce a cada jogo que passa e conseguiu a primeira goleada em jogos oficiais. Calem-se os críticos do “dragão em rendimento mínimo”.

Ontem, foi um festival de remates certeiros. Brahimi marcou três. E que dizer deste argelino, um verdadeiro calcanhar de Aquiles para os adversários do FC Porto… “Argelino” e “calcanhar” continuam a soar bem de azul e branco, na maior prova de clubes… Foi assim em 1987, será com certeza assim em 2014. Quando Brahimi partir, deixará certamente saudade.

Jackson Martínez voltou a marcar – alguém consegue travar este colombiano? – num triunfo tranquilo perante um Bate que foi batido em toda a linha.

Da Eslovénia, o Sporting trouxe um ponto, muito à custa da classe da Nani, por um lado, e muito por culpa de uma defesa generosa. O golo do Maribor (marcado por um menino que é filho de Zahovic e tem o mesmo nome) não augura nada de bom para os leões. É o melhor cartão de visita de uma equipa com lacunas defensivas bem evidentes.

Falou-se em Nani porque o internacional português parece o único a sentir o peso do emblema. Assim, o conjunto de Marco Silva começa com um empate fora, em teoria um bom resultado, mas percebe-se que este Maribor era o alvo a abater, o adversário onde se podem pescar mais ontos. E a faina do Sporting não enche a barriga.

Destaque ainda para as classificações destas duas equipas portuguesas. O FC Porto é líder isolado, até porque Bilbao e Shakhtar Donetsk dividiram pontos, enquanto o Sporting conta os mesmos pontos que Maribor, Chelsea e Schalke (os alemães empataram 1-1 em Londres). E também aqui há más notícias para Alvalade…

Em destaque

Subir