Desporto

Liga dos Campeões: Chelsea ‘Kalou’ Benfica e está em vantagem na eliminatória

chelsea_benfica_1Formação encarnada dominou grande parte da partida mas um erro permitiu ao ex-Benfica Ramires correr ‘quilómetros’ e deixar a bola para Torres, que assiste Kalou com classe. Águias acabam o jogo com razões de queixa do trabalho de Tagliavento mas perdem por culpa própria.

O Benfica está em maus lençóis nos quartos de final da Liga dos Campeões. Esta noite, com um Estádio da Luz a abarrotar, as águias receberam e perderam com o Chelsea na primeira-mão, comprometendo assim a eliminatória.

Em relação ao 11 inicial de Olhão, duas alterações. Aimar foi titular, no suporte a Óscar Cardozo, e Nolito cedeu o seu lugar a Bruno César.

Nos primeiros 45 minutos as duas equipas estudaram-se mutuamente. O Benfica tinha a assumir as despesas de jogo mas demorou a conseguir penetrar numa defensiva bem recheada por Di Matteo. Os ‘blues’ preencheram, e bem, o meio campo com Raúl Meireles, Kalou e Obi Mikel. Os encarnados responderam sempre à altura, com Witsel, Javi Garcia e Aimar a controlarem relativamente bem a posse da bola, daí para a frente é que estavam os problemas.

Lances de perigo foram poucos na primeira parte, à exceção de um de Cardozo, que falha na cara de Cech após passe de Bruno César para dentro da área, e um de Meireles, com um remate potente do meio da rua, que Artur defende com algum dificuldade.

O jogo chegava ao descanso morno, ambas as equipas preferiam antes não querer perder do que procurar a vitória.

No segundo tempo o Benfica apareceu melhor, controlando grande parte dos segundos 45 mintuos e dispondo de alguns lances claros para ficar em vantagem. O mais flagrante logo aos 47, Maxi faz um lançamento largo para a área e a bola ressalta para Cardozo. Em vez do jeito, o paraguaio preferiu a força e viu David Luiz cortar em cima da linha. Aos 66 foi Jardel, que cara a cara com Cech permite a defesa do checo.

Um Chelsea muito mais defensor mais também muito mais experiente viria a aproveitar um Benfica galvanizado para apostar no contra-ataque, e quem tem jogadores com a velocidade de Ramires pouco mais precisa. Aos 75, o brasileiro aproveita uma falha de Gaitán e corre mais de 50 metros antes de deixar na direita para Fernando Torres. O espanhol ultrapassa sem dificuldades Jardel e cruza com classe para Kalou, que na área sem qualquer oposição faz o golo da formação londrina.

Com ou sem justiça, o Benfica perdia e não parecia ter pernas para virar o resultado. Jesus ainda fez entrar Nolito, tirando um trinco, Javi Garcia, mas o espanhol pouco ou nada veio acrescentar.

Mais que a sorte, o Benfica pode também queixar do trabalho de Paolo Tagliavento. O árbitro italiano e o seu assistente de linha, assim como o árbitro de linha de fundo, embora esse pareça não contar para nada, não viram uma grande penalidade clara cometida por John Terry ao minuto 60, que mete a mão à bola após remate de Maxi Pereira.

Os encarnados saem desta primeira-mão em desvantagem e com missão complicada para Stamford Bridge. As águias têm legitimidade por discutir a eliminatória na próxima semana, talvez com a mesma fórmula utilizada pelo Chelsea esta noite, jogo ‘à italiana’.

Na outra partida realizada hoje o Real Madrid visitou e venceu o Apoel de Nicósia por 3-0, com dois golos de Benzema e um de Kaká. Amanha realizam-se os outros dois jogos, Marselha-Bayern de Munique e AC Milan-Barcelona.

Em destaque

Subir