Desporto

Liga dos Campeões: Benfica vence Zenit e está nos quartos de final

benfica_2Parece que finalmente Jorge Jesus aprendeu a lição de que nem sempre o ataque de forma compulsiva serve para ganhar jogos. Formação encarnada atuou com ‘pezinhos de lã’ e embora tenha sido a única equipa a querer ganhar, é certo que atacou sempre com muita prudência.

O Benfica qualificou-se esta quarta-feira para os quartos de final da Liga dos Campeões. Os encarnados derrotaram o Zenit, na Luz, por 2-0. Recorde-se que na Rússia, na primeira-mão, as águias haviam perdido por 3-2.

Jorge Jesus foi obrigado a mexer por força maior. Garay lesioando e Aimar castigado deram lugar a Jardel e a Rodrigo, que jogou ao lado de Cardozo, deixando a posição 10 para Axel Witsel. É caso para dizer que o belga não ocupou só a 10 mas também a 8 a 6 e muitas vezes a 9. Exibição impressionante do médio de 23 anos que se assume cada vez mais como o motor do jogo encarnado.

O Benfica entrou cauteloso. No balneário, o empate do Zenit no Dragão na fase de grupos, que culminou com o afastamento dos dragões, tinha sido certamente uma matéria bem estudada. Certo é que houve apenas uma equipa com sede de vitória no Estádio da Luz.

No entanto, demorou uma parte de jogo para os encarnados conseguirem chegar à vantagem. Corria o primeiro minuto de desconto quando Bruno César descobre Witsel na área. O belga ainda tenta o remate mas vê Malafeev negar-lhe o golo. A bola acaba por voltar para os pés do médio que assiste Maxi Pereira com um toque de calcanhar. Um a zero para o Benfica e todos para o balneário. No segundo tempo pedia-se muita cabeça.

Na segunda metade o Zenit não conseguiu meter medo ao Benfica. Numa altura em que se pedia capacidade de tentar, pelo menos, empatar o jogo, a formação de Luciano Spalleti não conseguiu impor-se, demonstrando claramente que esteve, durante toda a eliminatória, sempre uns furos abaixo da formação encarnada. O Benfica acabou, no segundo tempo, e à semelhança do que já tinha feito no primeiro, por ganhar o meio campo. Javi Garcia esteve imperial, Witsel tinha pilhas para tudo, e ambos ainda contaram com a ajuda de Matic, quando Jorge Jesus retirou do campo Gaitán, que teve mais uma noite apagada.

Nélson Oliveira, em cima do apito final, acabou por dar a machadada final na equipa Russa. Bom passe de Bruno César com o internacional português a desviar a bola de Malafeev. Dois a zero no final do jogo com o Benfica a voltar às vitórias. Os encarnados marcam presença no sorteio dos quartos de final.

No outro jogo, a surpreendente vitória do Arsenal sobre o AC Milan, por 3-0, resultado que foi alcançado ainda na primeira parte, não chegou para a formação de Wenger passar à próxima fase. Equipa de Milão é quem ganha passaporte para os quartos.

Em destaque

Subir