Nas Notícias

Liga distingue bombeiros de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande com prémio de mérito

Seis bombeiros de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande vão receber hoje o prémio Bombeiro de Mérito 2017, que vai ser atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) durante as comemorações do Dia do Bombeiro Português.

Atribuído anualmente pela LBP, o prémio Bombeiro de Mérito 2017 vai ser este ano atribuído a cinco bombeiros de Castanheira de Pera, um deles a título póstumo porque morreu no incêndio que deflagrou nesta região a 17 de junho do ano passado, e ao adjunto de comando dos bombeiros de Pedrógão Grande.

A LBP refere que a equipa dos Bombeiros de Castanheira de Pera é distinguida com este prémio pelo “comportamento heroico” que teve ao tentar socorrer os ocupantes de um carro que bateu na viatura de combate a incêndios em que seguiam.

Apesar do fumo e das chamas, estes bombeiros não deixaram de arriscar tudo para socorrer os sinistrados. Um dos bombeiros acabou por morrer e os restantes foram vítimas de queimaduras graves, estando ainda hoje a recuperar.

Por sua vez, o adjunto de comando dos voluntários de Pedrógão Grande vai receber o prémio por ter conseguido socorrer com vida cinco pessoas queimadas a 17 de junho de 2017, sem meios de socorro e com estradas cortadas.

A LBP atribuiu também menções honrosas à Câmara Municipal de Oleiros, ao presidente da direção dos bombeiros de Vila Meã e à Caixa Central de Crédito Agrícola.

Promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses, as comemorações do Dia do Bombeiro Português vão decorrer este ano em Portel, no distrito de Évora, e contam com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.

Em junho de 2017, os incêndios que deflagraram na zona de Pedrógão Grande provocaram 66 mortos: a contabilização oficial assinalou 64 vítimas mortais, mas houve ainda registo de uma mulher que morreu atropelada ao fugir das chamas e uma outra que estava internada desde então, em Coimbra, e que acabou também por morrer. Houve ainda mais de 250 feridos.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias