Categorias: Economia

Líderes europeus convidam Portugal a adotar novas medidas de austeridade

A declaração final da cimeira que juntou os líderes europeus em Bruxelas, convida Portugal a “estar disposto a tomar medidas adicionais” de austeridade, no sentido de cumprir as metas orçamentais.

A cimeira de líderes de países da Zona Euro terminou com uma declaração, que aponta um caminho ao Governo português: manifestar-se aberto a tomar mais medidas de austeridade, com a finalidade de cumprir o défice, através do programa de reajustamento.

Portugal deve “disponibilizar-se para adotar medidas adicionais”, segundo refere a declaração final da reunião de ontem. Além de Portugal, também a Irlanda merece nota positiva, na aplicação das medidas de reajustamento económico, ao abrigo do plano de resgate financeiro.

“Os dois países devem manter os esforços, devem manter o compromisso para com as metas orçamentais acordadas. E deve estar disponíveis para tomar quaisquer medidas adicionais necessárias, tendo em vista o objetivo de atingir essas metas”, refere a declaração.

Os líderes da Zona Euro elogiam o executivo de Pedro Passos Coelho, mas manifestam algumas reservas. “Portugal revela que faz progressos positivos” nas políticas de controlo do défice e “no seu programa” demonstra que “está determinado em continuar a levar a cabo medidas que suportem a sustentabilidade orçamental e melhorar a competitividade”.

Passos Coelho, já depois da reunião de Bruxelas, considerou que esta reunião permitiu à Europa criar instrumentos suficientes. “Se tudo o que foi aprovado em matéria de recapitalização funcionar, como esperamos, temos razões para, com moderado otimismo, acreditar que os próximos tempos vão trazer a normalização da Zona Euro”, afirmou Passos Coelho.

“Admiti, teoricamente, de o programa de reajustamento ser reforçado, caso a crise grega não fosse resolvida. Saio daqui com a expetativa de que a situação da Grécia se resolve, pelo que não necessitaremos de nova ajuda”, referiu, garantindo que Portugal “vai atingir as metas do défice.”

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias