Mundo

Líderes da Índia e China começam reuniões de dois dias

Os líderes da Índia e da China reuniram-se hoje numa instalação hoteleira no região central da China no contexto de disputas fronteiriças e de luta pela influência sobre os seus parceiros regionais mais pequenos.

O Presidente chinês, Xi Jinping, recebeu o homólogo indiano, Narendra Modi, na cidade de Wuhan, no início de dois dias de conversações entre as duas nações mais populosas do mundo, que começam por um encontro a sós entre os dois, seguido de mais reuniões alargadas e um jantar no resort que era um dos do antigo líder chinês Mao Zedong.

O porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros indiano disse às agências internacionais que os dois líderes iam “passar em revista os desenvolvimentos nas relações bilaterais numa perspetiva estratégica e de longo prazo”.

As relações entre os dois países duram há séculos mas nas últimas décadas têm sido caracterizadas pela competição pela liderança na Ásia.

O primeiro-ministro indiano vai viajar novamente até à China em junho para participar na conferência que reúne os oitos membros da Organização para a Cooperação de Xangai.

Além da China, Rússia e Índia, o grupo inclui os Estados da Ásia Central do Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Paquistão.

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir