Categorias: Nas Notícias

Líder do principal partido da oposição sul-africana anuncia demissão

O presidente da Aliança Democrática, líder da oposição na África do Sul, anunciou a sua demissão, abalando os esforços do partido para afastar a sua imagem do partido liberal como representando a minoria branca do país.

“Abandono hoje as minhas funções como chefe do partido”, disse à imprensa Mmusi Maimane, o primeiro líder negro do partido, que denunciou “ataques coordenados” de uma franja do partido à sua política a favor da maioria pobre do país, em detrimento da base tradicional de apoio, a minoria branca.

Maimane, que liderava a Aliança Democrática (DA, na sigla original) desde 2015, também via a sua liderança atacada desde o regresso da antiga responsável do partido Helen Zille, uma branca que motivou críticas após ter sugerido que o colonialismo não era totalmente mau, e que encabeçou a vaga de fundo contra o presidente do partido.

“Nestes últimos meses, tornou-se evidente que existia no seio da DA um grupo que não concordava comigo, com a direção que conduzia o partido”, lamentou, apontando o dedo a “uma campanha” para o denegrir e difamar.

E concluiu: “É, portanto, com tristeza, mas para continuar o meu combate pela política na qual eu acredito e pelo país que eu amo que abandono as minhas funções de líder da DA”.

No início da semana, Herman Mashaba, autarca de Joanesburgo, o principal centro económico do país, apresentou a sua demissão, denunciando também “um grupo de pessoas” no seio do partido “que pensam que a raça não é um critério pertinente no debate sobre as desigualdades e a pobreza na África do Sul”.

Sob a liderança de Mmusi Maimane, a Aliança Democrática alcançou um sucesso histórico nas eleições locais, conquistando ao Congresso Nacional Africano (ANC) a liderança de vários municípios icónicos, incluindo Joanesburgo e a capital política da África do Sul, Pretória.

No entanto, o partido sofreu um revés em maio, durante as eleições gerais, quando conquistou apenas 20,6 por cento dos votos.

O ANC, do líder histórico Nelson Mandela, venceu as legislativas, mas com o pior resultado da sua história, com 57,8 por cento dos votos.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: África do Sul

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias